Atividades físicas e culturais marcam o dia de Tiradentes no Colégio Militar

Batizado com o nome de Tiradentes, o primeiro e recém-criado Colégio Militar do Estado do Acre, realizou neste sábado, uma série de atividades alusivas ao feriado de 21 de abril, em que se faz memória à morte de Joaquim da Silva Xavier, o patrono das polícias do Brasil.

“Todo o país comemora hoje o dia de um herói nacional. E pelo colégio ter o nome desse mártir, é que realizamos essas atividades. É também uma forma de homenagea-lo, já que ele é patrono da PM, nada mais merecido que exaltar esse ícone do cenário nacional, pois ele é uma referência para todos nós militares”, disse o diretor do Colégio Militar Tiradentes, major Agleison Correia.

Primeira atividade do dia foi uma corrida realizada pelas ruas do bairro Calafate (Foto: Júnior Aguiar)

As atividades começaram logo cedo com uma corrida pedestre organizada pela coordenação do colégio. Houve também uma formatura, e atividades lúdicas e culturais como: apresentação de coral, exposições de pinturas, teatro e ainda um campeonato de ordem unida. Todas as disputas ocorreram entres alunos da mesma série. Houve ainda uma apresentação de boxe chinês.

“As atividades são de grande importância, porque contribuem com a questão física e psicológica dos alunos. Isso, é muito bom para esses jovens que estão iniciando uma fase de transição”, afirmou Kleber Pinheiro, pai do pequeno Elias Tavares, do 6° ano “B”.

Para o diretor de Ensino da Polícia Militar do Acre (PMAC), tenente-coronel José Messias, a memória e os ideais de Tiradentes devem ser relembrados e compartilhados.

“Nós estamos aqui para trazermos e incentivarmos valores de civismo, amor a pátria, democracia e principalmente de liberdade. Esse era o sonho de Tiradentes. E assim como ele, nós podemos fazer a diferença nessa sociedade”, finalizou.

Tiradentes

Alunos apresentaram trabalhos sobre quem foi Tiradentes e sua importância para a história do Brasil (Foto: Júnior Aguiar)

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes lutou pela independência do Brasil. Acabou sendo executado em praça pública no dia 21 de abril de 1792. Em 1822 o Brasil se tornou independente, mas só em 1867, é que a bravura de Tiradentes foi reconhecida e erguida em Ouro Preto um monumento em sua memória.

Contudo a data de 21 de abril, só se tornou feriado em 1965, quando Tiradentes foi proclamado Patrono Cívico da Nação Brasileira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter