Atividades do Maio Amarelo fortalecem política estadual de segurança no trânsito

Intenção é convidar a sociedade a ter comportamentos que promovam a segurança nas vias (Assessoria/Detran)

Durante o próximo mês, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) realizará diversas atividades educativas como parte do movimento nacional de conscientização sobre segurança no trânsito, Maio Amarelo. Com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, a intenção é convidar a sociedade a ter comportamentos que promovam a segurança nas vias, fazendo do autocuidado no trânsito uma atitude cultural.

“Queremos ir além das atividades que já realizamos, voltadas à conscientização. A ideia é promover um amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão em seus deslocamentos diários no trânsito”, explica o diretor-geral do Detran, Pedro Longo.

Em Rio Branco, a solenidade de abertura das ações do movimento será dia 2 de maio, no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), às 8 horas.

Ao longo do mês, as equipes de educação do Detran realizarão ações na capital e no interior, por meio das equipes das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

“As ações serão focadas nos direitos dos mais vulneráveis do trânsito, que são os deficientes físicos, idosos e os pedestres, para realizaremos blitze educativas, apresentação de peças teatrais, ações de conscientização em estabelecimentos comerciais, escolas, empresas, bairros, além de outras atividades como caminhadas”, explica Longo.

Em sua quarta edição, a ideia do movimento é acompanhar o sucesso de outros movimentos, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata.

O Maio Amarelo vai estimular a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Confira a programação

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter