Audiência pública é o próximo passo do Planejamento Estratégico no MPE

Todo cidadão acreano que quiser discutir e fazer parte dos rumos da instituição pode participar

Identificar qual a percepção e a expectativa da sociedade acreana em relação à atuação do Ministério Público do Estado do Acre (MPE) será o marco inicial do Planejamento Estratégico que está sendo desenvolvido pela instituição em 2010. Duas audiências públicas – uma no dia 11, em Rio Branco, e outra dia 14, em Cruzeiro do Sul – que ocorrerão em junho, irão reunir entidades, instituições representativas e cidadãos que se interessarem em discutir a atuação do MPE, inclusive os caminhos que ele deverá seguir nos próximos anos.

divulgao_virtual.jpg

O Planejamento Estratégico, que é uma exigência do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), deverá apontar diretrizes e procedimentos que auxiliarão o MPE a aprimorar e dar maior agilidade às suas ações. O Planejamento prevê a aplicação de metodologias específicas dentro da instituição, com o intuito de adequá-las às prioridades e expectativas do cidadão.

A plenária que acontece nas audiências públicas vai discutir temas diversos como cidadania, consumidor, criminalidade, direitos humanos, infância e juventude, meio ambiente, patrimônio público, saúde pública entre outros. Dessa forma, se possibilita que ideias e ações práticas sejam apresentadas ao longo dos debates e sirvam para melhorar o trabalho do MPE.

Após as audiências públicas com a comunidade, o público interno da instituição também debaterá os rumos da Instituição e quais medidas a serem adotadas, levando-se em conta as contribuições da população, que é grande interessada na melhoria da prestação do serviço público. Os workshops de alinhamento estratégico e que vão definir o mapa estratégico já estão marcados. O Planejamento vai até outubro deste ano.

O Procurador-Geral de Justiça, Sammy Barbosa Lopes, acredita que com o apoio da sociedade civil organizada e do cidadão comum, será possível pensar e idealizar uma nova postura para a instituição nos próximos anos. 

Planejamento Estratégico – O Planejamento Estratégico é o momento no qual a organização define ou revisa a sua razão de existir, sua visão de futuro e seus objetivos estratégicos. A adoção do Planejamento Estratégico como ferramenta gerencial configura-se como o instrumento mais eficiente para o alcance dos objetivos, metas e resultados que reflitam as expectativas das partes interessadas da organização. Alcançar esses objetivos pressupõe o encadeamento de uma série de ações ligadas à formulação de estratégias, à definição de resultados e metas, à implementação de ações e ao monitoramento e avaliação de resultados.

Audiência pública – O que é?

A audiência pública é um instrumento do diálogo estabelecido com a sociedade na busca de soluções para as demandas sociais. É um espaço de conversação aberto para a co-construção de soluções para as questões apresentadas pela comunidade.

Quem pode participar?

Todos. O Cidadão acreano que quer discutir e fazer parte dos rumos da instituição.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter