Neste mês

Bambu será tema de seminário internacional realizado no Acre

Neste mês o Acre sediará o Seminário Internacional do Bambu, entre os dias 23 e 26, no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Organizado pela Embrapa, com a parceria de instituições como a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), o evento vai reunir representantes do Brasil, Colômbia e Equador. O seminário será realizado paralelamente à Semana de Ciência e Tecnologia, de 23 a 27 de outubro, em Rio Branco.

Por seu potencial tanto para a área da construção civil e arquitetura quanto para os cosméticos e artesanato, o bambu é a matéria-prima alternativa e renovável que tem se tornado a aposta do século. No Acre, por exemplo, diversos investimentos são destinados à viabilização da cadeia produtiva, desde o fomento à pesquisa à possibilidade de comercialização.

Nesse sentido, o estado, que detém uma das maiores florestas de bambu nativo, dará sua contribuição ao seminário com palestras e apresentação de resultados de estudos científicos. As atividades serão mediadas pela Funtac.

Nos próximos dias, a instituição também receberá uma delegação de chineses que vêm ao Acre para a realização de um workshop de manejo e cultivo da fibra. De acordo com a coordenadora do Departamento Institucional da Funtac, Elisregina Eluan, todas as agendas tendem a promover o intercâmbio entres os países e ampliar conhecimentos.