BC aposta que preço da gasolina não irá subir em 2008

Os dados foram verificados na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta quinta-feira

O Banco Central espera que os preços da gasolina e do gás de cozinha não sofram aumentos no decorrer desse ano. Esse cenário já considera a forte volatilidade nos preços do petróleo no mercado internacional.

"A despeito da considerável incerteza inerente às previsões sobre a trajetória dos preços do petróleo, o cenário central de trabalho adotado pelo Copom prevê preços domésticos da gasolina inalterados em 2008, assim como se verificou em 2007", afirma a ata do Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada nesta quinta-feira.

No entanto, o BC ressalta que mesmo com a manutenção dos preços da gasolina e do gás, a elevação dos preços de petróleo têm impacto em outros setores, como no petroquímico, o que contribui para as projeções de inflação feitas pelos agentes do mercado financeiro.

Eletricidade e telefone – Para as tarifas de energia elétrica, a previsão de reajuste neste ano está em 3,4%. Já para a telefonia fixa, o Copom espera que os preços subam 3,5% neste ano.

A projeção de reajustes dos itens administrados para 2008 caiu para 4,2%, contra os 4,5% previstos no "Relatório de Inflação", divulgado no final de dezembro.

Ainda segundo a ata, as previsões de inflação (mediana das expectativas) subiram entre a reunião de dezembro e de janeiro. A de 2008 passou de 4,10% para 4,37% e do ano que vem, de 4% para 4,15%. Já a projeção para os próximos 12 meses subiu de 3,95% para 4,38%.

A meta de inflação é de 4,5% do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Fonte: Folha Online