Biblioteca Pública de Rio Branco recebe prêmio nacional por trabalho social comunitário

Com uma meta inicial de 25 estudantes, a Biblioteca Pública de Rio Branco fechou o ano com a qualificação de 30 jovens que estavam sem estudar e fora do mercado de trabalho. O resultado originou numa premiação nacional ofertada pelo Programa Conecta Biblioteca.

Ao todo, 94 bibliotecas do Brasil concorreram à premiação. Os cursos online foram realizados por meio do projeto Conecta Biblioteca, que é promovida pela ONG Recode e Caravana Studios, com patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Os jovens tiveram acesso a conhecimentos tecnológicos (Foto: Angela Peres/Secom)

Durante a formação, os jovens tiveram acesso a conhecimentos tecnológicos. Neste período, o programa também assegurou a formação continuada dos profissionais e bibliotecários, estimulando-os a aprofundarem seu papel como agentes de transformação social.

O Acre participa do programa desde 2016, quando apenas 20 instituições de leitura do Brasil estavam sendo contempladas. Os resultados graduais credenciaram a participação da Biblioteca Pública de Rio Branco na segunda fase do projeto, em 2017, bem como o ingresso das bibliotecas de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.

“O que a gente comemora muito é ver esses jovens com uma bagagem de conhecimento, formados, com reconhecimento do Ministério da Educação e opção de trabalho. Eram jovens que não estavam estudando e nem estavam inseridos no mercado e, agora, possuem nova perspectiva de vida”, salientou Helena Carloni, coordenadora da Biblioteca Pública de Rio Branco.

Para 2018, a coordenadora projeta a inserção de novas instituições de leitura do Acre no Programa Conecta Biblioteca. “Em 2016 apenas a Biblioteca de Rio Branco estava inserida, em 2017 incluímos a de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Para este ano, acreditamos inserir outras mais”, afirmou.

Conecta Biblioteca

O Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades.

Visa aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social. Para isso, promove apoio e formação continuada a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter