Biodiversidade e turismo sustentável: confira ações executadas pelo Acre

Na Serra do Divisor, equipes da Setul irão mapear a cadeia de turismo local (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Com o tema Biodiversidade e Turismo Sustentável, o Dia Internacional da Biodiversidade foi celebrado na segunda-feira, 22, e teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre a necessidade de conservar e proteger a diversidade de vida no planeta. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992.

No Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), promove ações na região do Croa, localizada em Cruzeiro do Sul, no Parque Chandless e na Serra do Divisor.

Dando continuidade ao projeto de turismo de base comunitária, o órgão estadual realizou cursos de associativismo e cooperativismo, gastronomia, educação ambiental, de barqueiro e de condutor de turismo. Além disso, há mapeamento de trilhas e criação do conselho gestor que formará a cooperativa de turismo no Croa.

Em 2016, a comunidade recebeu dois planos: o de Utilização e o de Turismo. O primeiro servirá como guia para que os moradores do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Croa realizem suas atividades mediante a regulamentação da utilização dos recursos naturais existentes no assentamento. Já o segundo visa orientar a comunidade para a prática correta e sustentável do turismo, de modo a possibilitar uma alternativa de renda.

Diversas ações voltadas ao fomento do turismo de base foram promovidas para a comunidade do Croa (Foto: Arison Jardim/Secom)

Já no Chandless, com parceria da Setul e da Secretaria de Meio Ambiente, estão sendo construídas plataformas de observação de aves (birdwatching). A primeira já foi entregue em novembro de 2016, e as outras duas devem estar prontas no segundo semestre deste ano. Também no parque está sendo articulada a realização de um curso de educação ambiental e de condutor de turismo.

Após reunião com a comunidade da Serra do Divisor, equipes da Setul voltarão em junho a fim de mapear a cadeia de turismo local e implantar, também, o turismo de base comunitária. Com apoio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), será feito um estudo de possibilidades para implementação de produção nessa área naquele local.

“Pretendemos, ainda, promover cursos em parceria com o Instituto Dom Moacyr, com objetivo de capacitar a comunidade com informações sobre o setor turístico-comunitário”, destaca a titular da pasta de Turismo, Rachel Moreira.

Outras opções de turismo ecológico no Acre podem ser encontradas no Seringal Cachoeira, pioneira em manejo florestal e considerada símbolo de uso múltiplo da floresta, bem como os festivais indígenas, que promovem a tradição, cultura, espiritualidade e expressões das etnias. Só em 2016, foram realizados oito eventos da área nas regiões do Vale do Juruá e Tarauacá/Envira, todos com apoio do governo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter