Blogs mostram bairro da Sobral por diferentes ângulos

Representantes das quatro turmas que fizeram os blogs (Foto: Assessoria SEE)
Nattiely, Bruna, João Vinicius e Wilkes, representantes das turmas que fizeram os blogs (Foto: Assessoria SEE)

Um bairro de gente diferente e alegre. Logo pela manhã, o comércio já abre, a rua ganha cor e o movimento é incessante até a despedida do sol.

Em cada pequeno trecho, um pouquinho de cada canto do Brasil. Alguns mineiros, outros baianos, uns cearenses, uma pequena salada de frutas dentro de um lugar que poderia ser outro país, mas tem raiz, é Brasil.

Essa é uma descrição do bairro da Sobral, contada pelo pelos alunos da Escola Estadual José Ribamar Batista (Ejorb) e que está disponível no blog Mil e Uma Noites no Bairro da Sobral.

O blog é um dos quatro sites criados, há duas semanas, por alunos do ensino médio para mostrar a Baixada em diferentes aspectos, privilegiando o olhar dos próprios estudantes quem vivem no bairro e adjacências.

“Muitas vezes a Sobral é vista apenas como um local de criminalidade. No nosso blog buscamos quebrar esses estereótipos, porque aqui há pessoas que trabalham, estudam e que vivem honestamente, como em qualquer outro lugar do mundo”, ressalta Natielly Castro, do blog Um Novo Olhar.

Diversidade

Além da abordagem cultural, os blogs trazem também aspectos, sociais, econômicos e políticos da região. “A Baixada tem uma rica história. Seu povo e sua cultura são uma parte importante na formação da capital acreana, e algumas pessoas desconhecem isso”, explica o estudante Wilkes Furtado, do blog Mais Sobral.

Em menos de duas semanas os blogs já registraram mais de 20 mil visualizações. “É algo novo tanto para a gente quanto para as pessoas que acessam, porque tem informações que nem nós mesmos sabíamos. Soubemos no contato com os moradores”, revela João Vinicius Silva, do blog Sobrarte.

Bruna Oliveira, do Mil e Uma Noites no Bairro da Sobral, diz que as descobertas se iniciaram antes mesmo de o trabalho começar: “É interessante, porque as primeiras informações surgiram na sala de aula. Antes mesmo de irmos para a rua, conhecemos os diferentes perfis dos nossos colegas e suas habilidades”, conta.

Identidade cultural

Os blogs privilegiam o olhar dos estudantes (Foto: Blog Mais Sobral)
Os blogs privilegiam o olhar dos estudantes (Foto: Blog Mais Sobral)

A criação dos blogs é uma iniciativa da professora de Artes, Isabel Paixão, e faz parte das discussões sobre identidade cultural. Contam nota para o terceiro bimestre e vão ser expostos na mostra cultural que será realizada em setembro, na Ejorb.

“O antropólogo Patricio Arias diz que a construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades  Surge, assim, a identidade cultural. E é isso que esses alunos estão tendo a oportunidade de fazer: conhecer melhor sua origem e sua história e, assim, traçar rumos para o seu futuro”, explica.

Sobral

Localizado na Baixada do Sol, na cidade de Rio Branco, a Sobral se constitui num dos maiores e mais populosos bairros da capital acreana.