Nível dos rios

Boletim 19/01/2018 – Medição das 15h

Nesta sexta-feira, 19, o Rio Acre apresentou um aumento de 13 centímetros em seu volume de água, comparado à última medição realizada às 12 horas de hoje. Na aferição das 15 horas, o nível é de 12,60 metros, conforme dados divulgados pela Defesa Civil Estadual.

Em Assis Brasil, o Rio Acre baixou 39 centímetros e está com o nível de 5,02 metros. Já em Brasileia, a marca atual é de 5,58 metros. Em Xapuri, o nível do manancial subiu 80 centímetros, se comparado à última medição, e está em 10,98 metros. Capixaba registrou 10,08 metros.

Na capital, o principal afluente, o Riozinho do Rola, apresentou a marca de 10,49 metros, conforme medições realizadas às 15 horas desta sexta-feira, 19.

Acumulado de chuva nas últimas 24 horas

– Assis Brasil: 24,08 mm

– Brasileia: 3,0 mm

– Xapuri: 0,2 mm

– Capixaba: 0,4 mm

– Rio Branco: 0,2 mm

– Riozinho do Rola: 0,2 mm

Plano de contingência

O governo do Acre, em parceria com a prefeitura de Rio Branco, e os demais órgãos executam as ações descritas no plano de contingência para um eventual transbordamento e alagação de bairros na capital.

Como medida preventiva, a prefeitura de Rio Branco já deu início à construção de abrigos no Parque de Exposição Wildy Viana. Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), juntamente com o Corpo de Bombeiros, realizaram a retirada de troncos e galhos de árvores para evitar o acúmulo de balseiros nas colunas das pontes.

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) segue monitorando as bombas em balsas flutuantes, no intuito de evitar que possíveis entulhos sobre as águas do Rio Acre atinjam os equipamentos e causem problemas na distribuição de água tratada.

BR-364

Conforme os dados da Agência Nacional de Águas (ANA), o Rio Madeira na Região do Abunã subiu 34 centímetros de ontem para hoje e está na marca de 20,62 metros. Ainda de acordo com a Defesa Civil, o nível do manancial pode variar alguns centímetros também conforme ajustes na vazão das águas das comportas das usinas existentes na região. As autoridades locais seguem em alerta, acompanhando de perto, de forma a identificar previamente caso haja um possível alagamento da BR-364.

Os órgãos governamentais, em conjunto com órgãos federais, traçaram um plano de contingência para evitar que as águas do Rio Madeira invadam a rodovia. Em consonância com a diretoria das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, as comportas estão sendo abertas para evitar que o manancial do Rio Madeira tome parte de BR-364.