Em vazante

Boletim 21/01/2018 – Medição das 12h

Com a previsão de poucas chuvas para os próximos dias, o nível do rio Acre, em Rio Branco, deve ficar abaixo da cota de alerta nas próximas 24h, afastando o risco de inundação. Com o processo de vazante, a previsão é que haja redução dos níveis nos próximos dias. De acordo com a medição realizada pela Defesa Civil, o Rio Acre registrou ao meio-dia deste domingo, 12,68 metros, seis centímetros a menos que a medição anterior.

 

Em Assis Brasil, o nível do rio registrou 3,77 metros. Em Brasileia, o repiquete se encerrou, e o manancial continua baixando. A marca registrada às 12:00 horas foi de 4,56m. Em Xapuri, a vazante também segue e o Rio Acre registrou na manhã deste domingo 7,50 metros.

Acumulado de chuvas nas últimas 24 horas

– Assis Brasil: 0,4mm
-Brasileia: 0,00mm
– Xapuri: 0,2mm
– Capixaba: 5,4mm
-Rio Branco: 36,4mm
– Riozinho do Rola: 3,2mm

Plano de Contingência

O governo do Acre, em parceria com a prefeitura de Rio Branco, e os demais órgãos executam as ações descritas no plano de contingência para um eventual transbordamento e alagação de bairros na capital.

Como medida preventiva, a prefeitura de Rio Branco já deu inicio à construção de abrigos no Parque de Exposição Wildy Viana. Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), juntamente com o Corpo de Bombeiros, realizaram a retirada de troncos e galhos de árvores para evitar o acumulo de balseiros nas colunas das pontes.

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) segue monitorando as bombas em balsas flutuantes, no intuito de evitar que possíveis entulhos sobre as águas do Rio Acre atinjam os equipamentos e causem problemas na distribuição de água tratada.

BR-364

Na região do Abunã, ainda conforme dados disponibilizados pela Defesa Civil do Acre, não houve alteração no nível das águas em relação à medição anterior, permanecendo com a marca de 20,75m. Entretanto, o nível do manancial pode variar alguns centímetros também conforme ajustes na vazão das águas das comportas das usinas existentes na região.

As autoridades locais seguem em alerta, acompanhando de perto, de forma a identificar previamente caso haja um possível alagamento da BR-364.

Leia também: Nível do Rio Madeira não compromete tráfego de veículos para o Acre