Boletim 31/01/2018 – Medição da noite

Medição realizada pela Defesa Civil do Acre às 18 horas desta quarta-feira, 31, aponta que o nível do Rio Acre na capital baixou 18 centímetros, se comparado à medição anterior, e está na marca de 9,78 metros.

Em Assis Brasil, o Rio Acre subiu oito centímetros e está com 3,25 metros; já em Brasileia, o nível baixou 28 centímetros e na medição desta quarta-feira está na marca de 1,79 metros; em Xapuri, o manancial baixou 79 centímetros e registra 5,52 metros; já em Capixaba, o rio Acre vazou 45 centímetros e está em 6,5 metros. Na capital, o principal afluente, Riozinho do Rola, teve uma vazante de 24 centímetros e apresentou a marca de 8,78 metros, ainda conforme medições realizadas às 18 horas de hoje.

Plano de Contingência

O governo do Acre, em parceria com a prefeitura de Rio Branco, e os demais órgãos executam as ações descritas no plano de contingência para um eventual transbordamento e alagação de bairros na capital.

Como medida preventiva, a prefeitura de Rio Branco já deu inicio à construção de abrigos no Parque de Exposição Wildy Viana. Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), juntamente com o Corpo de Bombeiros, realizaram a retirada de troncos e galhos de árvores para evitar o acúmulo de balseiros nas colunas das pontes.

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) segue monitorando as bombas em balsas flutuantes, no intuito de evitar que possíveis entulhos sobre as águas do Rio Acre atinjam os equipamentos e causem problemas na distribuição de água tratada.

Trafegabilidade da rodovia

O nível do Rio Madeira, no Abunã, registrou nesta manhã a marca de 19,78 metros. A cota não afeta o tráfego da BR-364, que continua normalizada. A lâmina de água do manancial está a mais de um metro de distância da estrada.

O rio, que tem dado sinais de vazante, já apresenta a redução de mais de um metro, entre a cota máxima atingida este ano e o nível atual.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter