Informe oficial

Boletim Rio Acre e Queimadas – 10 de agosto

O nível do Rio Acre continua baixando significativamente. Segundo medição realizada pela Defesa Civil na manhã desta quinta-feira, 10, o manancial registrou a cota de 1,63 metro em Rio Branco.

Em virtude da situação de estiagem, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) anunciou nesta quinta-feira as ações que deverão ser executadas pela instituição por meio do Plano de Contingência de Abastecimento.

Paralelamente às ações do plano, a presidência do Depasa informou que lançará nos próximos dias campanhas de conscientização contra o desperdício de água e intensificará o programa Parcelar, destinado à quitação e parcelamento de dívidas dos usuários dos serviços da autarquia.

As ações educativas, de fiscalização e reuniões estão sendo promovidas com os órgãos representantes do Meio Ambiente, gestores de escolas municipais e estaduais, Bombeiros e Secretaria de Estado de Educação. A medida visa conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e combate aos focos de incêndio em áreas rurais e urbanas.

Em Brasília, o governador Tião Viana participa de audiência com órgãos federais para tratar da situação da travessia de caminhões na balsa do Rio Madeira, no trecho da BR-364 que liga Acre e Rondônia, tendo em vista o baixo nível do manancial, que nesta quinta-feira atingiu a marca de 9,82 metros.

Queimadas

Os focos de calor acumulados no Acre, no período de 1 a 10 deste mês, correspondem a 775, segundo dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com destaque para os municípios de Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

No período de 1 a 10 deste mês, Feijó apresentou maior acumulado de focos de calor. Entretanto, Rodrigues Alves registra o maior número de focos por quilômetro quadrado em seu território, ou seja, maior densidade de ocorrência em relação aos demais municípios.