Boletim Rio Acre e Queimadas – 15 de agosto

O nível do Rio Acre registrou elevação de sete centímetros, de acordo com a medição realizada nesta terça-feira, 15, pela Defesa Civil, atingindo, assim, a marca de 1,67 metro.

Em Assis Brasil/Brasileia, a medição indicou que o manancial chegou à marca de 1,28 metro; Xapuri, 1,78 metro; Capixaba, 1,36 metro; e o Riozinho do Rola está com 1,65 metro.

Em virtude da situação de estiagem, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) anunciou neste mês o início do Plano de Contingência de Abastecimento.

Paralelamente às ações do plano, a presidência do Depasa informou que lançará nos próximos dias campanhas de conscientização contra o desperdício de água e intensificará o programa Parcelar, destinado à quitação e parcelamento de dívidas dos usuários dos serviços da autarquia.

Ações educativas, de fiscalização e reuniões estão sendo promovidas pelo governo do Estado em parceria com os órgãos representantes do Meio Ambiente, gestores de escolas municipais e estaduais, Bombeiros, Secretaria de Educação. A medida visa conscientiza a sociedade da importância da prevenção e combate aos focos de incêndio em áreas rurais e urbanas.

O Rio Madeira, na região do Abunã (RO), segue registrando baixa no nível das águas e nesta terça-feira chegou à marca de 9,67 metros, de acordo com informações da Agência Nacional de Águas (ANA).

Queimadas

Os focos de calor acumulados no estado do Acre, no período de 1 de janeiro a 14 de agosto, correspondem a 885 focos. Nos primeiros quatorze dias deste mês, foram registrados 371 focos de calor, segundo dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com destaque para os municípios de Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul.

No período de 1 a 14.08.2017, Tarauacá apresentou maior acumulado de focos de calor. Entretanto, Rodrigues Alves registra o maior número de focos por quilômetro quadrado em seu território, ou seja, maior densidade de ocorrência em relação aos demais municípios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter