Boletim Rio Acre e Queimadas – 16 de agosto

Nas últimas 48 horas o nível do Rio Acre na capital registrou elevação de 12 centímetros, de acordo com a medição realizada às 6 horas desta quarta-feira, 16, pela Defesa Civil Municipal, alcançando 1,67 metro.

Em Brasileia o nível do manancial está em 1,20 metro; Xapuri, 1,82 metro; Capixaba, 1,35 metro; e o Riozinho do Rola está com 1,65 metro.

Em decorrência do severo período de estiagem, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) já pôs em prática as ações do Plano de Contingência para o abastecimento.

O Depasa inicia nos próximos dias campanhas de conscientização contra o desperdício de água e intensificará o programa Parcelar, destinado à quitação e parcelamento de dívidas dos usuários dos serviços da autarquia.

Ações educativas, de fiscalização e reuniões estão sendo promovidas pelo governo do Estado em parceria com os órgãos representantes do Meio Ambiente, gestores de escolas municipais e estaduais, Bombeiros, Secretaria de Educação. A medida visa conscientizar a sociedade da importância da prevenção e combate aos focos de incêndio em áreas rurais e urbanas.

O Rio Madeira, na região do Abunã (RO), segue registrando baixa no nível das águas e nesta quarta está com 9,58 metros, de acordo com informações da Agência Nacional de Águas (ANA).

Queimadas

Os focos de calor acumulados no estado do Acre, no período de 1 de janeiro a 16 de agosto, correspondem a 940 focos. Somente este mês foram registrados 426 focos de calor, segundo dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com destaque para os municípios de Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul.

Na primeira quinzena de agosto Tarauacá apresentou maior acumulado de focos de calor. Entretanto, Rodrigues Alves registra o maior número de focos por quilômetro quadrado em seu território, ou seja, maior densidade de ocorrência em relação aos demais municípios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter