Boletim Rio Acre e Queimadas – 18 de agosto

Nesta sexta-feira, 18, o nível do Rio Acre na capital apresentou uma redução de cinco centímetros, nas últimas 24 horas e registrou a marca de 1,66 metro, segundo dados da Defesa Civil Estadual.

O manancial apresentou uma elevação de quatro centímetros e está com o nível de 1,20 metro, na cidade de Brasileia. Já em Xapuri, a cota está 1,87 metro; Capixaba, 1,35 metro; e o Riozinho do Rola está com 1,67 metro.

Em decorrência do severo período de estiagem, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) já pôs em prática as ações do Plano de Contingência para o abastecimento.

O monitoramento da rede de captação da capital e demais cidades do interior do estado é constante, principalmente nos municípios de Acrelândia, Porto Acre, Bujari, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Jordão, onde obras estruturais nos reservatórios já estão sendo realizadas.

Qualquer denúncia contra o desperdício de água pode ser relatada pelos consumidores residentes da capital por meio do contato telefônico 0800 721 1314, pela página do Facebook Depasa Governo do Acre, no número de whatsapp 99238 0101 ou se dirigindo a Central de Serviços Públicos (OCA), localizada na região central de Rio Branco.

Rio Madeira

A BR-364 é a única ligação por terra do Acre com o restante do Brasil. No ponto do Rio Madeira, a travessia é feita por quatro balsas, que encontram cada vez mais dificuldades para cruzar o manancial devido ao período de seca.

Na região do Abunã (RO), o Rio Madeira registrou uma baixa de três centímetros nas últimas 24 horas e está com a cota de 9,49 metro, nesta sexta-feira, de acordo com informações da Agência Nacional de Águas (ANA).

Queimadas

Os focos de calor acumulados no estado do Acre, no período de 1 de janeiro a 18 de agosto, correspondem a 984 focos. Somente neste mês foram registrados 470 focos de calor, segundo dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com destaque para os municípios de Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul.

Na primeira quinzena de agosto Tarauacá apresentou maior acumulado de focos de calor. Entretanto, Rodrigues Alves registra o maior número de focos por quilômetro quadrado em seu território, ou seja, maior densidade de ocorrência em relação aos demais municípios.

Ações educativas, de fiscalização e reuniões estão sendo promovidas pelo governo do Estado em parceria com os órgãos representantes do Meio Ambiente, Bombeiros, Secretaria de Educação e demais entidades. A medida visa conscientizar a sociedade da importância da prevenção e combate aos focos de incêndio em áreas rurais e urbanas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest