Boletim Rio Acre e Queimadas – 31 de agosto

Apesar das últimas chuvas, o nível do Rio Acre continua baixando. Na manhã desta quarta-feira, 31, o manancial registrou a marca de 1,55 metro em Rio Branco, de acordo com medição realizada pela Defesa Civil – seis centímetros a menos que no dia anterior.

O governo, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), segue executando o Plano de Contingência de Abastecimento, implementado em julho deste ano.

Uma nova configuração no sistema de abastecimento foi estabelecida nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) da capital.

Cinco bombas em balsas flutuantes auxiliam na captação da ETA II. A bomba em balsa flutuante da ETA I já foi instalada e deverá ser usada em possível vazante do Rio Acre.

Paralelamente às ações do plano, o governo também realiza a campanha “Nós Contra o Desperdício”, que visa conscientizar a população sobre o uso racional de água. As ações educativas e de fiscalização estão sendo promovidas nos bairros da capital.

O serviço de ligação gratuita por meio do 0800 721 1314 e mensagens feitas pelo aplicativo Whatsapp para o número 99238-0101 estão disponíveis aos consumidores para serviços administrativos, relato de falta de água e denúncias contra desperdício.

Queimadas

As últimas chuvas reduziram os riscos de foco de calor em grande parte dos municípios acreanos. De acordo com o satélite de referência de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), neste ano, de janeiro até agosto, o Acre registrou 2,776 focos de calor, entre queimadas urbanas e rurais.

Feijó, Tarauacá, Rio Branco, Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul são os municípios com maior índice de focos de calor em todo o estado.

Ainda segundo o Inpe, o Acre ocupa a oitava posição no ranking de focos de calor dos Estados que compõem a Amazônia Legal. Mato Grosso, Tocantins e Pará lideram em termos de ocorrência.

Fiscalização

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e demais órgãos ambientais promovem ações educativas e repressivas sobre os perigos das queimadas. De julho a agosto, a autarquia já aplicou mais de R$ 200 mil em multas por crimes ambientais e cerca de 100 propriedades foram embargadas.

Operações de fiscalização de desmatamento ilegal e combate às queimadas estão sendo realizadas em todo o estado. Os cidadãos flagrados cometendo qualquer crime ambiental são autuado e têm suas áreas embargadas.

Nesta quarta-feira, o BPA, Imac e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) realizam operação de fiscalização em Manoel Urbano. A ação vai se dar por vias área e terrestre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter