Diga não as drogas

Bombeiros Mirins participam da 5ª Semana Estadual Sobre Drogas

Cerca de 760 adolescentes que fazem parte do projeto Bombeiro Mirim participaram nesta quarta-feira, 21, de uma palestra no Teatro Universitário da Ufac sobre o uso indevido de drogas.

Adolescentes que participam do projeto Bombeiro Mirim, em Rio Branco, participam de palestra sobre o uso abusivo de drogas (Foto: Josemir Melo)

A palestra está inserida no calendário da 5ª Semana Estadual Sobre Drogas, que teve início no dia 19 deste mês, estendendo-se até o dia 23, com atividades em todos os municípios do Acre. A programação é promovida pela Vice-Governadoria do Acre.

A Organização das Nações Unidas (ONU) convocou vários países para uma reflexão maior sobre a temática das drogas no mês de junho, pelo Dia Internacional de Combate ao Abuso e ao Tráfico de Drogas, celebrado no dia 26 deste mês.

Mário Helder, coordenador do Conselho Estadual de Entorpecente, foi quem palestrou aos alunos. “Pretendemos conscientizar esses jovens a não experimentarem essas substâncias. São indivíduos que estão em processo de formação e que devem receber as devidas orientações a fim de evitarem o primeiro contato com as drogas.”

O coordenador do Projeto Bombeiro Mirim, tenente Laurimar Silva, do Corpo de Bombeiros do Acre, ressaltou a importância da iniciativa, ao trabalhar com jovens de diversos bairros de Rio Branco.

Silva enfatizou que o governador Tião Viana e o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, percorrem o estado, encorajando os jovens e buscando parcerias com setores públicos e privados a fim de fortalecer ainda mais o projeto Bombeiro Mirim, que hoje atende mais de 1.500 adolescentes no estado.

“Muitos desses jovens são de bairros periféricos, sendo que alguns já vivenciaram os efeitos devastadores das drogas com algum familiar. E um dos nossos objetivos é fazer com que cada Bombeiro Mirim possa ser um agente transformador da sociedade”, pontuou Silva.

Confira a programação da Semana Estadual sobre Drogas