Brasileia celebra 108 anos de emancipação política

Localizada ao Sul do estado, na região do Alto Acre, Brasileia está em festa. Nesta terça-feira, 3, a cidade celebra 108 anos de emancipação política. Com pouco mais de 24 mil habitantes, o município faz fronteira com a Bolívia e está situado na BR-317, rota para a Estrada do Pacífico – Rodovia Interoceânica que viabiliza o comércio exterior.

Apresentação da alvorada da banda do 4° BIS (Foto: Ascom Prefeitura de Brasileia)

Em Brasileia, o dia começou com a apresentação da banda de música do 4◦ Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) do Exercito Brasileiro, que percorreu as principais vias da cidade.

A programação de aniversário, promovida pela Prefeitura de Brasileia, teve início na semana passada com a realização da Corrida do Fogo e do Arraial Cultural. No último fim de semana, o município protagonizou mais uma edição do tradicional carnaval fora de época, o Carnavale.

“Esta data reafirma o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento de Brasileia, que tem buscado investir em educação, infraestrutura, saúde e produção, seja na zona urbana, seja na zona rural. Brasileia, que passou por tantas adversidades naturais, precisa e deve ser reconstruída a muitas mãos”, salientou a prefeita Fernanda Hassem.

Às 17 horas, na Praça Hugo Poli, a prefeitura promove o desfile cívico comemorativo. A atividade encerra a programação do aniversário de 108 anos de Brasileia.

Investimentos

No município, o governo do Estado agrega uma leva de investimentos nas áreas de produção, saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente e segurança pública.

O complexo industrial Dom Porquito, por exemplo, é fruto da parceria público-privada-comunitária, que beneficia pequenos, médios e grandes produtores de suínos. A cadeia produtiva foi estimulada pelo governo, enquanto a indústria gera 600 empregos diretos no município.

Já a Acreaves está há oito anos atuando no mercado de frangos no estado. Mais de 15 mil frangos são abatidos por dia. Com parceria público-privada-comunitária, os avicultores entram com a propriedade rural e a construção do aviário, o governo incentiva a cadeia produtiva, por meio da construção dos pequenos aviários, e a empresa fornece os pintinhos, a ração, a assistência técnica, as vacinas, os medicamentos, quando necessários e o transporte dos frangos a serem abatidos.

Em Brasileia, o Estado também atua na construção do Hospital Raimundo Chaar que vai atender moradores do Alto Acre, proporcionando um salto de qualidade no atendimento à saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter