é sexta e sábado

Brasileia recebe mais uma edição do Saúde Itinerante

O Saúde Itinerante, que já existe há 18 anos e recentemente se tornou política pública do Acre, busca oferecer atendimento médico a toda a população do estado, principalmente os que moram no interior e nas comunidades de difícil acesso.

O programa já percorreu os 22 municípios do estado, realizando atendimento médico especializado, consultas, exames e distribuição de medicação. Só nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 12 mil pessoas foram atendidas.

E dando continuidade à programação do Saúde Itinerante em 2018, nesta sexta-feira, 15, das 14 às 17 horas, e sábado, 16, das 8 às 17 horas, Brasileia recebe mais uma edição.

Os atendimentos serão realizados na Escola Municipal Rui Lino, Rua Olegário França, bairro Eldorado. Serão ofertadas consultas nas especialidades de ginecologia, clínica-geral, endoscopia, otorrinolaringologia, pediatria, psiquiatria e urologia, além de exames laboratoriais, eletrocardiograma, ultrassonografia e endoscopia digestiva.

É recomendado que aqueles que procurarem os atendimentos estejam portando cartão do SUS, CPF, RG, carteira de vacina da criança e exames já existentes.

O programa

O programa Saúde Itinerante foi idealizado pelo então senador e médico infectologista Tião Viana, 18 anos atrás. Hoje, o programa já atendeu mais de 500 mil pessoas em todos os municípios do Acre, levando atenção e serviços públicos essenciais, principalmente, em comunidades de difícil acesso.

Graças à sua importância, o programa se tornou política pública de Estado no Acre, por meio da aprovação de um Projeto de Lei pela Assembleia Legislativa, em 2017.

O Saúde Itinerante se referenciou como uma importante ferramenta que possibilita o atendimento para a população rural e ribeirinha em seu local de residência. O programa leva especialistas e toda a estrutura para atendimento e realização de exames de média complexidade garantindo os serviços de saúde para essas pessoas.

Somente este ano o programa já realizou mais de 11,3 mil atendimentos, entre consultas médicas, terapia individual e em grupo, exames realizados com a finalidade diagnóstica e exames laboratoriais.

Este ano, o Saúde Itinerante foi a Xapuri, Epitaciolândia, Sena Madureira e Tarauacá e os próximos atendimentos estão programados para Manoel Urbano, Senador Guiomard (Bonal), Porto Acre (Caquetá), Feijó, Porto Walter, Brasileia, Cruzeiro do Sul (Bairro Miritizal), Mâncio Lima, Sena Madureira (Comunidade Pracaúba), Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus.

Leia também: Atendimento do Saúde Itinerante salva a vida de bebê em Epitaciolândia