ainda em 2018

Brasileia terá primeira escola de tempo integral do Alto Acre

Quatro municípios acreanos compõem a regional do Alto Acre. E o primeiro deles a receber o novo modelo de ensino do Acre é Brasileia. A cidade foi contemplada  com uma escola de tempo integral, que funcionará já em 2018.

As aulas se iniciam no primeiro semestre do ano letivo e vão funcionar na Escola Estadual Kayrala José Kayrala. Até o momento a instituição já registrou 748 matrículas, mas tem capacidade para 800 alunos. Com isso a escola se torna a maior nessa modalidade de ensino no estado.

Como o novo modelo de ensino é uma novidade na região, o secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, reuniu-se com os pais e responsáveis pelos alunos, que já estão matriculados, para apresentar o novo método para a comunidade. As matrículas ainda continuam abertas.

Durante o encontro, o chefe da pasta da educação explicou que o novo sistema educacional vem para revolucionar o processo de ensino-aprendizagem, porque coloca o jovem no centro do processo pedagógico.

Escola receberá alunos de Brasileia, Epitaciolândia e também da Bolívia (Foto: Mágila Campos)

“É uma nova escola que nasce para instigar e valorizar o desenvolvimento das competências e habilidades dos nossos jovens. Eles serão os grandes protagonistas, porque terão autonomia para construir a escola que sonham”, destaca Brandão. Ele falou sobre a adequação da Kayrala para receber o novo método educacional. “A escola já conta com 18 salas de aulas, laboratórios e refeitórios equipados, mas alguns espaços serão ampliados para melhor atender nossos estudantes.”

O secretário lembrou também que o estabelecimento está recebendo climatização, ampliação de banheiros e vestiários, e até o início das aulas, previstas para 12 de março, o órgão estará pronto para receber os estudantes.

“A escola já possuía uma boa estrutura, e por isso, foram necessários apenas alguns ajustes. Algumas coisas levam um pouco mais de tempo para serem concluídas, mas trabalhamos para oferecer o melhor para nossa população”, complementou a coordenadora do núcleo da Secretaria de Educação no município, Lêda Santiago.

Na reunião, alguns pais trataram sobre questões como estrutura da instituição, alimentação e regime escolar. E receberam os esclarecimentos das principais dúvidas quanto ao ensino e à infraestrutura do espaço.

Alto Acre terá a maior escola nessa modalidade de ensino no estado (Foto: Mágila Campos)

Odineia Tangoa,  mãe de Maiqueliny Silva, uma das estudantes matriculadas na instituição, disse que está feliz pela implantação do regime integral na região. “É uma novidade para todo mundo, né? Matriculei minha filha porque acredito que esta nova escola vai fazer muita diferença na formação dela”, conta.

Já a filha diz que está ansiosa. “Eu pensei que ia só passar mais tempo na escola, mas pelo que o secretário falou vai ser divertido porque vou escolher o que quero estudar e poder tomar decisões na escola. Estou muito contente, até porque antes eu ficava um horário sem fazer nada mesmo”, diz.

Ensino integral

O protagonismo juvenil é um dos diferenciais da escola integral. É um estabelecimento de ensino que, além do currículo comum, os estudantes poderão escolher os assuntos e projetos em que desejam se especializar. Na prática, representa uma ruptura com o modelo tradicional de ensino.