Cades: 13 anos unindo pessoas pelo bem de quem mais precisa

Hoje a Cades une 35 entidades; 14 são ligadas a patologias, nove a pessoas com deficiências e 12 são comunidades terapêuticas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Hoje a Cades une 35 entidades; 14 são ligadas a patologias, nove a pessoas com deficiências e 12 são comunidades terapêuticas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Fundada em julho de 2003, a Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades) foi criada com um grande objetivo: o de unir e fortalecer entidades sem fins lucrativos voltadas para a área de saúde e assistência social daqueles que mais precisam, fortalecendo assim o Sistema Único de Saúde.

Assim, na manhã desta sexta-feira, 22, uma grande em festa na Praça da Revolução comemorou os 13 anos da Cades, organizada pelo governador Tião Viana ainda como senador, e que hoje une 35 entidades sociais do Acre.

Só em 2015, juntas, essas entidades foram capazes de atender 869 pessoas na luta contra as drogas, cinco mil crianças carentes, principalmente na área de nutrição, quatro mil idosos e mais de 40 consultas médicas em áreas patológicas.

“Hoje quem está em festa é essa entidade bonita de amor à vida e amor ao próximo. Aqui damos o reconhecimento a pessoas que fazem por outras pessoas. O governo é testemunha e parceiro dessas pessoas que dedicam suas vidas a ajudar o próximo. Só em 2015, o governo repassou para as entidades de Rio Branco R$ 27 milhões. E só a Cades recebeu R$2 milhões. É um esforço grande em tempos de crise, mas por quem é parceiro vale a pena”, disse o governador Tião Viana.

Cada vez melhor

“O governo aqui é testemunha e parceiro dessas pessoas que dedicam suas vidas a ajudar o próximo”, disse Tião Viana que foi um dos fundadores da Cades (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“O governo aqui é testemunha e parceiro dessas pessoas que dedicam suas vidas a ajudar o próximo”, disse Tião Viana que foi um dos fundadores da Cades (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A Cades é responsável por oferecer todo o papel administrativo e burocrático para suas entidades filiadas. Das 35 entidades hoje, 14 são ligadas a patologias, nove a pessoas com deficiências e 12 são comunidades terapêuticas.

A atual presidente da Cades, Vanessa Fernandes, ressalta: “É gratificante saber que comunidades terapêuticas têm resgatado vidas, que entidades voltadas às pessoas com deficiência tenham incluído essas pessoas na sociedade e que detentoras de patologias são ajudadas pelas entidades voltadas a quem faz tratamento fora do seu domicílio”.

Já uma das fundadoras da Cades, Verônica Loureiro, conta que é a união que resulta em ações comunitárias. “Aqui temos pessoas amigas de todas as horas. Essa ideia surgiu do nosso governador Tião Viana quando senador, que acreditava que precisávamos nos unir por políticas públicas. Mas temos deveres também. Quando chegamos à Cades todo dia, perguntamos para a equipe: ‘Como você está?’, e nosso lema é ‘cada vez melhor’. Parabéns pra toda a equipe e nossos parceiros”.

Parceiros

Nas comemorações, a Cades aproveitou para homenagear seus principais apoiadores, entre membros do governo do Estado, além de empresários e federações.

A primeira-dama Marlúcia Cândida, através do Acre Solidário, é uma das principais parceiras da Cades e não deixou de falar sobre a importância da entidade.

“Tem uma música que pra mim diz tudo que a gente faz pela Cades: ‘Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas. Dar um pouco que se tem a quem nada tem’. Esse é o nosso trabalho. Temos muito prazer em ajudar quem precisa, dar um ombro amigo. É uma relação muito bonita, de cumprir nosso papel sem vaidades”, conta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter