Nesta sexta

Café clonal será tema de seminário promovido pelo governo e Fieac

Visando fortalecer a cafeicultura, uma das áreas da produção familiar em que o Acre tem avançado, o governo do Estado promove nesta sexta-feira, 16, o Seminário Estadual de Novas Tecnologias da Cultura do Café. O evento será no auditório da Federação das Indústrias do Acre, das 7h30 às 16h30.

Realizado pela Secretaria de Pecuária (Seap) e Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) em parceria com a Fieac, o seminário mostrará experiências bem sucedidas de café clonal em Rondônia, experiências de cultivo de café clonal em Senador Guiomard e, ainda, debate sobre a indústria de café no Acre.

José Carlos Reis, secretário de Pecuária, ressalta que desde 2013 o governo retomou os incentivos à cadeia produtiva do café. Atualmente, o Estado registra em torno de 2.500 hectares de café, com implementação de recursos que ultrapassam R$ 3 milhões.

“É um setor de muita importância na economia do Acre, que traz renda para o agricultor familiar e esse trabalho conta com total apoio da gestão do governador Tião Viana”, destacou o gestor.

Reis revelou que o governo busca, por meio de apoio da bancada de parlamentares de Brasília, para que seja feita análise de solo da região. “Isso permitirá avanços não apenas para a cafeicultura, mas para o plantio de outras culturas na região do Vale do Juruá”, pontuou o secretário.

O café clonal

A semente do café tradicional precisa ser plantada, já o clonal origina-se de uma muda geneticamente modificada que consegue absorver melhor a adubação. Isso garante maior produção e melhor qualidade do café.

Confira aqui a programação do Seminário Estadual de Novas Tecnologias da Cultura do Café.