Calendário Ashaninka, de Sebastião Salgado, é lançado em Rio Branco

O calendário está sendo vendido na Livraria Nobel do Via Verde Shopping (Foto: Angela Peres/Secom)

A cultura do Povo Ashaninka, do Acre, foi retratada pelo fotógrafo Sebastião Salgado durante visita ao local em 2016. O trabalho resultou na criação de um calendário contendo as imagens capturadas por ele. O produto foi lançado em Rio Branco na última segunda-feira, 6, na Livraria Nobel do Via Verde Shopping, local em que está sendo comercializado.

Toda a verba arrecada com as vendas será voltada para a comunidade daquela terra. De acordo com o líder indígena, Franciso Piyãnko, as fotografias farão parte, ainda, de uma exposição feita pelo próprio Salgado. “Por onde ele passar vai deixar um pouco da mensagem que ouviu do nosso povo. Nós não o conhecíamos, mas no final nos tornamos grandes amigos. Ficamos muito honrados em recebê-lo”, diz.

A secretária de Turismo e Lazer, Rachel Moreira, destaca a importância desse trabalho para o etnoturismo do Acre: “A visita do Sebastião vai render frutos para o estado, pois é uma forma de divulgar este segmento que já temos trabalhado com afinco nos últimos anos”.

A valorização da cultura dos povos indígenas foi lembrada pela primeira-dama do Acre. “No momento, estamos vendo mais uma vez a população ashaninka mostrar seu trabalho e valorização, agora pela lentes desse renomado fotógrafo. Isso para nós é muito bacana, pois mostra um lado bonito da floresta e de quem cuida dela”, ressalta.

Visita de Sebastião ao Acre

No Acre, Sebastião Salgado passou 20 dias com os ashaninkas e outros 20 com os yawanawás. Além disso, em Rio Branco, recebeu a outorga de doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Acre (Ufac), título entregue a grandes personalidades que tiveram significativa contribuição social a causas científicas, das letras, artísticas, sociais ou da paz.

Na mesma ocasião, também proferiu uma palestra intitulada “Uma História de Vida”, em que contou sua trajetória profissional e pessoal, sobre como se encontrou com a fotografia social e como passou a acreditar no planeta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter