festa!

Calendário junino é aberto promovendo a cultura popular com alegria e animação

(Foto: Assis Lima/Ascom PMRB)

A cultura junina lançou seu calendário oficial no último sábado, 21, no Calçadão da Gameleira com o Esquenta Junino. O evento abre o 12º Circuito Junino de Rio Branco com realização no mês de junho.

Com muita animação e dança, os quadrilheiros apresentaram suas performances mostrando a força de uma das mais fortes manifestações da cultura popular no estado.

O Esquenta Junino contou com a presença da prefeita Socorro Neri, da primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, do presidente da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil, Sérgio de Carvalho, da diretora-presidente da Fundação Elias Mansour, Karla Martins e do vereador Rodrigo Forneck.

“A Prefeitura apoia as ações culturais na nossa cidade, como forma de valorizar e difundir nossa cultura. O Esquenta Junino é uma das atividades, por entendemos que alegra e envolve a comunidade da capital e gera economia criativa”, destacou Socorro Neri.

No espaço histórico, os quadrilheiros mostraram uma prévia de como será o Circuito Junino em 2018, envolvendo arraiais, shows musicais, brincadeiras tradicionais, comidas típicas etc. Doze bairros receberão o circuito.

“As quadrilhas vêm se preparando desde 2017. Cada um vai mostrará um tema diferenciado, levando ao público um pouco do que é a cultura popular e o movimento junino”, ressalta o presidente da Liga de Quadrilhas do Acre, Jimmy Silva.

O presidente da FGB aponta a importância do evento para aquecer a economia criativa na capital.

“Iniciamos hoje um ciclo que deve terminar só em agosto. A cultura junina promove toda uma cadeia produtiva, envolvendo costureiras, comerciantes e decoração. Tem também o lado social, pois muitos desses movimentos estão em bairros periféricos, levando seus ensaios para espaços públicos, e incentivando jovens a participarem dos grupos”, comentou Sérgio.

O calendário de atividade se encerra com o 20º Arraial Cultural, promovido pelo governo do Estado e a Liga de Quadrilhas, em parceria com a Prefeitura.

Marlúcia Cândida que é grande incentivadora da cultura popular desejou sucesso aos quadrilheiros.

“Muito sucesso para vocês, alegria no coração, na festa, na dança e na vida. Que seja um ano repleto de cores para vocês que lutam, junto com a FEM, a FGB, governo e prefeitura, comunidade para manter viva a cultura popular junina em nosso estado”, disse.