Fórum de Governadores

Câmara de Turismo defende agenda integrada e melhorias na malha aérea da Amazônia Legal

Instituída no Acre, durante o 16° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, nesta quinta-feira, 26, a Câmara Temática de Turismo que pactuou uma agenda integrada para promover a região. Os gestores também trataram sobre a problemática envolvendo as questões de disponibilidade de voos entre as cidades amazônicas, bem como o trato com os turistas nas fronteiras.

Além disso, os secretários também definiram a construção de um roteiro integrado baseado na atual conjuntura da malha aérea amazônica, que será apresentado  no “Dia da Amazônia”, promovido na 23ª Conferência das Partes (COP 23), em novembro, na Alemanha.

Cinco estados participaram da Câmara Temática de Turismo (Foto: Angela Peres/Secom)

Com o intuito de ampliar a conectividade aérea, os secretários de Estado de Turismo da Amazônia Legal acordaram em realizar uma reunião no próximo dia 29, em Manaus (AM), com os empresários das companhias de aviação civil. Com a criação da Câmara Temática de Turismo, todos os debates passam a ser promovidos em bloco, gerando mais poder de articulação à região.

Rachel Moreira, secretária de Turismo e Lazer do Acre, observa: “A partir dessa nova concepção de aviação regional, teremos várias rotas turísticas integradas. Os pacotes não serão apenas para um estado, mas para vários, viabilizando a visita desse turista à múltiplas cidades da Amazônia”.

O grupo se comprometeu em criar um mapa turístico e uma marca, inicialmente definida como “Amazônia é Mais Legal”, fruto da parceria entre os nove estados amazônicos. Um expediente será encaminho à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e à Receita Federal, orientando sobre normas de receptividade aos turistas que adentram a região por meio das fronteiras.

Segundo o presidente da Empresa de Turismo do Amazonas, Orsine Oliveira, a câmara fortalece a atividade na região. “Esse momento é de muita importância, pois juntos somos mais fortes. A Amazônia Legal tem como matriz econômica natural o turismo e nada melhor do que alinharmos nossos interesses. É necessário que construamos um roteiro integrado, para que o turista visite não somente o Amazonas, mas venha no Acre, Amapá e demais estados que compõem esta região tão rica”, afirmou.

Ricardo Peixoto gestor de Turismo de Roraima destacou a relevância do evento. “O que vemos aqui é um avanço para o segmento. A Amazônia é essa beleza imensa que precisa ser mostrada ao mundo e principalmente ao Brasil, e esse é momento da gente despontar e mostrar a particularidades que cada estado tem a apresentar”.

Participaram da câmara temática os secretários de Estado de Turismo do Amazonas, Orsine Oliveira, de Rondônia, Júlio Olivar, do Amapá, Vicente Cruz, de Roraima, Ricardo Peixoto, e da anfitriã acreana Rachel Moreira.

Sob nova direção

Ricardo Peixo, de Roraima, foi escolhido para ocupar o cargo de vice-presidente do Fornatur (Foto: Angela Peres/Secom)

Durante os debates da câmara temática, também foi realizada a eleição do novo vice-presidente Norte do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Por indicação do Acre e aceitação unânime dos demais estados, Ricardo Peixoto, de Roraima, foi conduzido ao cargo.

Rachel Moreira, titular da Setul e ex-ocupante do cargo, observa: “Optamos pelo Ricardo por compreendermos que neste momento político precisamos de alguém para nos representar, que possua maior articulação em Brasília”.