Caminhada em favor da vida encerra atividades do Setembro Amarelo

Uma caminhada em favor da vida marcou, nesta semana, o encerramento das atividades do Setembro Verde, mês de enfrentamento à depressão e suas consequências. A concentração foi em frente ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III), localizado no bairro Manoel Julião, em Rio Branco.

Estudantes de escolas públicas, servidores e pacientes do CAPS e gestores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do gabinete da governadora em exercício, Nazareth Araújo, se reuniram, alguns vestidos de amarelo, para caminhar pelas ruas principais do bairro. Com cartazes com mensagens motivacionais, a intenção era alertar para os sinais de risco e como prevenir as consequências da depressão.

Alunos, professores e coordenadores de cursos técnicos e escolas de Rio Branco participaram (Foto: Junior Aguiar)

“Queremos mobilizar a comunidade e as equipes de saúde sobre o tema, além de motivar as pessoas e mostrar que o suicídio não é a saída para os problemas e que quem passa pela depressão pode encontrar apoio”, disse o gerente da unidade, Salustiano Costa.

Para a coordenadora do curso de Técnico em Segurança do Trabalho do Centro de Educação Técnica e Especializada do Acre (Ceteac), Vanízia Freitas, a participação na caminhada foi fundamental, devido à faixa etária dos alunos.

“Temos alunos muito jovens, então achei bom eles participarem para se conscientizarem e serem multiplicadores, podendo orientar familiares e amigos”.

Luta pelo direito à vida

A caminhada seguiu pelas principais ruas do bairro Manoel Julião (Foto: Junior Aguiar)

Durante o mês de setembro, diversas ações de conscientização foram desenvolvidas, como palestras e rodas de conversa sobre prevenção e posvenção ao suicídio em unidades de saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Rio Branco, além de audiências públicas e reuniões sobre políticas públicas voltadas à prevenção.

O governo do Estado trabalha agora na criação do Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio, projeto que visa identificar sintomas, tratar o transtorno e prover o acompanhamento de indivíduos que apresentem o perfil, prevenindo e minimizando a evolução para quadros graves.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter