Campanha 16 Dias de Ativismo é lançada em Cruzeiro do Sul

 

1-Em Cruzeiro do Sul haverá atividades em todos os dias da campanha  (Foto: Onofre Brito/Secom)
Em Cruzeiro do Sul haverá atividades em todos os dias da campanha (Foto: Onofre Brito/Secom)

 

Foi lançada na terça-feira, 22, no auditório do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação em Cruzeiro do Sul, a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Essa é uma mobilização anual praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e do poder público engajados nesse enfrentamento.

As ações são promovidas pelos parceiros da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Rede Reviver, Secretaria de Educação e Esporte, Centro de Referência dos Direitos Humanos e outros entes do governo do Estado.

A solenidade contou com várias atrações culturais e palestras de conscientização sobre contribuição do negro na sociedade brasileira e a violência contra a mulher.

Rosalina de Oliveira Souza, coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher (CEAM), disse que a campanha tem início em todo o Brasil em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e vai até 10 de dezembro.

Nesse período, várias datas específicas fazem parte do calendário, entre eles 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, 1º de dezembro, Dia Mundial da Aids, e 6 de dezembro, Campanha do Laço Branco.

O delegado titular da Delegacia da Mulher, José Luís Tonini, palestrante do evento, afirmou que datas como essa são importantes para que as pessoas tenham esclarecimento em relação a esse ativismo de combate à violência de gênero, e se faz necessário massificar a informação sobre direitos que a pessoa tem, mas que muitas vezes desconhece.

“Tendo essa possibilidade de conhecimento, ela pode ter o acesso e buscar o auxílio das instituições pré-constituídas para que, sendo lesada em algum desses direitos, obtenha sua reparação”, disse.

Maria Zilaide Nogueira Clemente, assessora da coordenação-geral do Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul, destacou que toda e qualquer mudança na sociedade começa pela educação, porque ela ajuda na construção de consciência. “Se nós, educadores, e toda a sociedade quisermos a construção de uma sociedade melhor, precisamos começar pela educação.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter