Prisões Livre de TB

Campanha “Acre livre da tuberculose” é realizada em presídio do estado

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou neste sábado, 23, uma ação de combate à tuberculose no Sistema Prisional. A ação aconteceu na entrada do Complexo Penitenciário de Rio Branco e abriu a campanha com o tema “Acre livre da tuberculose”.

Às vésperas do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que será neste domingo, 24, as equipes de saúde realizaram orientações, exames e testes de tuberculose com os visitantes dos reeducandos e com os servidores de plantão no Complexo penitenciário de Rio Branco. A programação fortalece o movimento de luta contra a doença e reafirma o compromisso do governo com a política de saúde.

A Gerente de Saúde do Iapen, Ingrid Kariny Suárez, explicou que ações como esta estão sendo realizadas em todo o Sistema Prisional do Acre, com mutirões de atendimento nutricional, médico, psicológico, ambulatorial. “Hoje nós estamos fazendo essa ação com todas as pessoas que entram em contato com o preso, como a família e os servidores do Sistema Prisional. O principal objetivo é a prevenção, evitar que as patologias adentrem aos presídios” disse.

Belkis Hernandes, Apoiadora do projeto “Prisões Livre de TB”, explicou que o principal foco é combater a tuberculose dentro do Sistema Prisional, desde o preso ao servidor, mas que também tem agregado ao projeto outras ações de saúde básica como testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. “Nossas ações começam desde o momento da entrada dos visitantes no presídio. Durante o período em que os familiares aguardam para entrar, nós realizamos palestras e orientações com o intuito de auxiliar e instruir a comunidade carcerária”, afirmou.

Ações como esta estão sendo realizadas em todo o Sistema Prisional do Acre ( Foto: Elenilson Oliveira)

A Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges ou outros locais do organismo. A tuberculose mais comum é a pulmonar e se propaga através do ar, por um doente ao tossir, espirrar ou falar em voz alta.

A tuberculose é curável quase em 100% dos casos, desde que o paciente faça o tratamento correto. No entanto, apesar de existirem meios de prevenção, diagnóstico e tratamento eficazes, ainda morrem aproximadamente 3 milhões de pessoas por ano no mundo. É uma doença grave que pode levar à morte, deve ser tratada adequadamente e sem interrupções.

Os principais sintomas são: tosse, com ou sem secreção, que pode ser espessa ou até sanguinolenta, cansaço excessivo, falta de ar, febre baixa, mais comum à tarde, suor noturno, falta de apetite, perda de peso e rouquidão. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.