Campanha busca arrecadar frascos para doação de leite materno na capital

Há poucos dias, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realizou uma caminhada em alusão ao Dia Nacional da Doação de Leite Materno. A ação foi para sensibilizar a sociedade, em especial as mães que amamentam, sobre a importância do gesto para salvar vidas.

Agora, como parte das atividades de promoção do aleitamento materno e doação, o Banco de Leite da Maternidade Bárbara Heliodora, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Rio Branco, promove a campanha para arrecadar frascos de vidro, como forma de suprir um dos maiores problemas da rede global de bancos de leite humano: o armazenamento.

“Todos sabem da importância do leite materno, em especial para a recuperação dos bebês que nascem prematuros e com baixo peso. Além disso, precisamos reforçar nossos kits com a doação dos frascos de vidro. Com a parceria do Sesc, iniciamos a campanha de arrecadação e contamos com a colaboração da sociedade nessa boa causa”, destaca.

Quem quiser contribuir com a ação, os pontos de coleta são: Maternidade Bárbara Heliodora, Hospital Santa Juliana, Serviço Social do Comércio (Sesc) no Bosque e Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima, no bairro Palheiral.

Leite materno doado precisa ser corretamente armazenado (Foto: Júnior Aguiar)

Doe Vidro, doe Vida

O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Por isso, se você está amamentando, seja uma doadora e ajude a quem precisa. Quem não pode contribuir com a doação de leite materno pode ajudar com doação de frascos de vidro. Qualquer quantidade é importante.

Os frascos utilizados como embalagem para leite humano ordenhado, como preconiza a Anvisa e a Fiocruz, devem ser de vidro, boca larga (para facilitar a ordenha), tampa plástica rosqueável, como os de café solúvel ou maionese, por exemplo, e com volume entre 50 ml e 500 ml.

Procure o Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora ou ligue para o telefone (68) 3224-1060. Seu gesto significa vida para uma criança.

Banco de Leite

O Banco de Leite Humano (BLH) é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição aos recém-nascidos internados sob prescrição do médico ou nutricionista.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter