Xô, gripe

Campanha de vacinação contra a gripe entra na reta final

Idosos fazem parte do público alvo que deve se vacinar contra a gripe (foto: Diego Gurgel)

Encerra-se na próxima sexta-feira, 26, a campanha de vacinação contra a influenza, ou gripe, como é popularmente conhecida. Os sintomas, causados pelo vírus, são tremores, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta e coriza. As dores costumam persistir por uma semana com esses sintomas, sendo febre a mais presente.

Devem ser vacinados contra a influenza crianças com seis meses de vida até os menores de cinco anos, povos indígenas, idosos, gestantes, pessoas privadas de liberdade, trabalhadores da saúde, e mulheres com até 45 dias após o parto e professores.

O objetivo da vacina é reduzir os casos de internações e infecções pelo vírus da gripe. Até o momento, apenas 8,8 mil pessoas foram vacinadas. Esse número representa 49% do público alvo, já que a meta é imunizar cerca de 27,7 mil pessoas, ou seja, 41,16% da população do estado.

“Ainda temos pela a frente uma tarefa bem árdua para se cumprir.  Por isso, pedimos que todos se direcionem ao posto de saúde mais próximo”, afirma Dora Holanda, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI).