Campanha Lixo Zero realizará atividades de conscientização na Expoacre


Com o slogan “Lixo no Chão? Claro que Não”, a campanha Lixo Zero – Põe a Mão na Consciência, coordenada pela primeira-dama Marlúcia Cândida, por meio do Acre Solidário, realizará atividades de sensibilização e conscientização com a pegada ambiental na Expoacre, de 23 a 31 deste mês.

Apoiam a campanha a SOS Amazônia, o governo do Estado, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Sema), de Turismo (Setul), de Comunicação (Secom) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além do Sistema FIEAC (FIEAC, SESI, SENAI e IEL), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio/AC) e Frigonosso e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

Inspirar, mobilizar, articular e provocar atitudes na sociedade, disseminando novas práticas, são objetivos da Campanha Lixo Zero.

Uma das ações será feita na Cavalgada, neste domingo, 24. Com a ideia de conscientizar os participantes, serão distribuídas sacolas da campanha para serem utilizadas com o que for descartado, como latinhas e outros resíduos.

No espaço do evento, displays informativos e latões para o descarte de plástico e metal estarão espalhados em áreas de grande circulação. O que for despejado nos vasilhames será coletado pela Cooperativa de Catadores do Acre (Catar).

“Por meio dessa atuação, pretendemos sensibilizar todos e conscientizar sobre os danos causados pelo lixo. Além de estimular práticas de descarte de lixo mais sustentáveis, queremos buscar soluções que tragam benefícios ambientais”, ressaltou Marlúcia Cândida.

Nos intervalos dos shows e espaços de mídia da Expoacre, será exibido o vídeo da Lixo Zero.

Oficina Arte na Mão

Outra atividade é a oficina Arte na Mão: Transformando Lixo em Luxo, ministrada pelos artistas plásticos Claudeney Alves e Ramon Nascimento.

Dirigida a artesãos, a formação tem o apoio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e SEBRAE/AC. A oficina será no dia 30 deste mês, das 9 às 12 e das 13 às 16 horas, no galpão da SEPN.

O projeto Arte na Mão foi criado com a proposta de repensar o meio ambiente a partir da arte e trazer dicas e orientações de como utilizar resíduos como papelão, garrafas pet, de vidro, sacolas plásticas, chapas de raio-x, sacos de cimento e outros tipos de embalagens de papel, latas, sucatas e outros metais, isopor e outros tipos de revestimento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter