Campanha nacional de vacinação contra influenza tem início nesta segunda

Vacina pode reduzir em até 45% os casos de internação por pneumonia e 75% dos agravos da influenza (Foto: Arquivo/Sesacre)

A campanha nacional de vacinação contra a influenza teve início nesta segunda-feira, 17, mas alguns estados, inclusive o Acre, anteciparam o lançamento para a última segunda-feira, 10. O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

A campanha se estende até 26 de maio e a vacina está disponível nos postos de saúde. O Dia D de mobilização nacional será em 13 de maio. Devem receber a dose da vacina cerca de 54 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Podem tomar a vacina idosos a partir de 60 anos, trabalhadores em saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores da rede pública, privada e de todos os níveis de ensino.

Pessoas com reação alérgica relacionada ao ovo de galinha e seus derivados e que apresentaram reações em doses anteriores não devem tomar a vacina. Caso apresentem febre moderada ou grave, é recomendado não tomar.

“A meta da campanha deste ano é vacinar 225.135 pessoas e alcançar cobertura de 90% de cada grupo elegível”, disse a gerente da Divisão de Imunização e Rede de Frio, Maria Auxiliadora de Holanda.

Para alcançar a meta, serão disponibilizados 117 postos fixos de vacinação, 51 postos móveis, 671 profissionais – entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativos e de apoio – e 92 meios de transportes (carros, barcos, motos e outros).

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e à morte, especialmente nos grupos de alto risco. A transmissão pode ocorrer pelo contato com a pessoa doente ou objetos contaminados.

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização reduz em até 45% o número de internações por pneumonia e em até 75% a mortalidade em virtude de complicações da gripe.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter