Prevenção

Campanha Outubro Rosa alcança adolescentes em medidas socioeducativas

Socioeducandas da Unidade Mocinha Magalhães, receberam ações em alusão ao Outubro Rosa que incentivam a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. As atividades com palestras e momentos lúdicos, envolvendo, canto, teatro e poesias, marcaram a campanha destinada às meninas que cumprem medidas judiciais.

Cerca de 60 adolescentes participaram da ação, que contou com apoio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) para orientar como conhecer seu corpo, a importância de fazer o autoexame das mamas para saber o que é normal ou anormal nos seios e diante de qualquer sinal de mudança como procurar ajuda profissional.

Jovens falam da importância de um diagnostico precoce para um tratamento mais eficaz da doença (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

“Essas ações ressaltam a necessidade do cuidado com a saúde da mulher, além de ser um direito constitucional de terem acesso à saúde, pois procuramos divulgar as formas de prevenção do câncer de mama e do colo do útero”, destacou o diretor-presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE/AC), Rafael Almeida.

Rafael diz ainda que a direção busca sempre mostrar oportunidades a esses jovens, para que quando os mesmos retornarem ao seio da sociedade possa ter um caráter formado e não sejam regressos ao crime.

“Estamos sempre em busca de parceiros, para dar qualificação profissional, e também auxiliar esses jovens, no período em que estão em medidas socioeducativas, visando à ressocialização, acreditando em mudança de vida com os nossos jovens”, finalizou Rafael Almeida.

Apesar de serem adolescentes é sempre bom receber as informações o quanto antes para evitar assim problemas futuros de saúde (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

De acordo com a diretora da Unidade Mocinha Magalhães, Alessandra Diniz, apesar de serem adolescentes e ainda não estarem na faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde, é sempre bom receber as informações o quanto antes para evitar assim futuros problemas de saúde.

“Além de adquirirem conhecimentos sobre esse assunto, essas meninas serão multiplicadoras, levando o que aprenderam aqui para suas mães, avós, irmãs, entro outras pessoas de seu convívio social”, informou.

O agente de Saúde João Lucas, comenta que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura, pois todas as mulheres, independentemente da idade.

“A maior parte dos casos de câncer de mama é descoberta pelas próprias mulheres, a herança genética, a obesidade e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama. Nossa missão aqui é orientá-las sobre as formas de prevenção”, informou João Lucas.