Campus do Agronegócio se destaca na capacitação do produtor rural

Um dos principais objetivos do campus do agronegócio na Expoacre 2017, é estabelecer a relação de capacitação técnica com o produtor rural. Cursos, palestras, dias de campo estão entres as principais atividades do espaço.

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Agropecuária (Seap), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal do Acre (Ifac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) acredita na ideia que a capacidade de processamento produtivo está ligado ao avanço tecnológico dos meios de produção.

Com esse ambiente durante o dia, o campus tem movimento constante, com a vinda de produtores rurais de Rio Branco e municípios vizinhos como Porto Acre, Acrelândia, Bujari e Manoel Urbano, interessados em inovações técnicas e estruturais para o desenvolvimento do agronegócio.

“O campus do agronegócio já se consolida como uma ferramenta de conhecimento dentro da feira, as caravanas de produtores rurais nos deixam satisfeitos com nossa participação na Expoacre”, disse o titular da Seap, Jose Carlos Reis.

Para promover o espaço a Seap contou com apoio e investimento das instituições financeiras: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco da Amazônia.

Instituto Federal do Acre

O Ifac oferece cursos em diversas cadeias produtivas, leite, açaí, pescado e horticultura. O público-alvo são os produtores rurais e estudantes interessados em novas técnicas de processamento. “Trazemos o conhecimento científico para formar novos trabalhadores” afirma a reitora do Ifac, Maria Lucilene.

Everaldo Araújo diretor de extensão tecnológica do Ifac destaca: “Nosso objetivo é fomentar novas bases científicas e que o produtor possa incorporar a aprendizagem em sua propriedade, melhorando sua produção, renda e qualidade de vida”.

O Ifac oferece cursos em diversas cadeia produtivas, leite, açaí, pescado e horticultura (Foto: cedida)

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

O Senar oferta o curso de mecanização agrícola que visa o aumento da eficiência das atividades no campo. A programa começou já na última sexta-feira, 21,onde 13 operadores iniciaram o curso.

Para o superintendente do Senar, Mauro Marcelo, a tecnologia está completamente associada à capacidade de produção. “O curso de tratorista agrícola conta com máquinas modernas e com campus do agronegócio damos visibilidade para nossos serviços”, disse.

Já Roberto Souza que é instrutor do curso de mecanização avalia:“Por muito tempo essa área da tecnologia foi negligenciada, a capacitação serve para que o operador possa usar todo potencial da máquina”.

O Senar oferta o curso de mecanização agrícola que visa o aumento da eficiência das atividades no campo (Foto: cedida)

Agricultura de precisão

Seu fundamento está nas máquinas e nos equipamentos baseados na eletrônica e nos satélites. A agricultura de precisão entrou no mercado e busca reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos, totalmente associado à preservação do meio ambiente com aproveitamento de áreas degradadas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter