Câncer de pele: prevenção e cuidados

A pele é o maior órgão do corpo humano, e, assim como qualquer outra parte do corpo, é fundamental o cuidado para evitar doenças. Entre elas, a mais temida: o câncer de pele.

Esse é um dos tipos de câncer com maior frequência no Brasil. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam que em 2018 serão mais de 165 mil casos em todo o país.

As estatísticas mostram um detalhe curioso. Os casos de câncer de pele são maiores entre os homens.  Isso ocorre porque, culturalmente, os homens não menos cuidados com a própria saúde. Em geral, apresentam maior resistência em ir em consultas e dificilmente procuram atendimento médico preventivo.

Dermatologista Camila Lima falou sobre cuidados na pele durante programa na TV Aldeia (Foto: Júnior Aguiar)

Como qualquer outra doença, a prevenção é o método mais eficaz para evitar o aparecimento do câncer de pele.

Sendo assim, é importante destacar alguns cuidados, tanto para homens quanto para mulheres, que podem ajudar na prevenção do câncer de pele:

  • O uso do protetor solar (com fator de proteção 15 ou mais) diariamente e reforçar a cada três horas;
  • Uso de óculos de sol, chapéus, ou até mesmo camisas de manga longa (já existem roupas que vem com proteção solar);
  • Evitar a exposição ao sol no período de 10h00 as 16h00 sem as devidas proteções.

O diagnóstico precoce também é de grande importância nesse tipo de câncer. Por isso, é bom manter-se atento a qualquer modificação na pele, sejam manchas que coçam, ardem ou sangram, feridas que não cicatrizam e que geralmente são localizadas em partes do corpo que estão expostas ao sol.

“É muito importante ir ao dermatologista com frequência, não esperem o surgimento de sinais ou sintomas para poder se cuidar” destaca a dermatologista do Hospital das Clinicas, Camila Lima.

Os pacientes que apresentam algum tipo de sintoma podem se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) onde serão atendidos e caso necessário serão encaminhados para o Setor de Dermatologia do Hospital das Clinicas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter