Bombeiros realizam oficina de orientação e navegação básica

Participantes do curso de orientação e navegação básica também aprenderam técnicas de primeiros socorros. (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Caminhar por trilhas, em mata fechada, andar de bicicleta, entre outras práticas esportivas desse gênero, pode ser prazeroso, mas requer certos cuidados para que o praticante não tenha sua atividade interrompida por obstáculos que apareçam no caminho. Nesse sentindo o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), realiza durante todo esse sábado, 23, um curso de Orientação e Navegação Básica aos adeptos dessas práticas.

Cerca de 50 pessoas participam da oficina, que visa orientar sobre primeiros socorros, prevenção de riscos e acidentes com animais peçonhentos, planejamento e organizações de saídas, nós e ancoragens, além de noções de meteorologia.

De acordo com o professor e praticante de caminhadas em trilhas, Carlos Alberto Araújo, há algum tempo essas atividades são realizadas e várias pessoas têm procurado esse esporte, por isso, houve a necessidade de orienta-las melhor com profissionais qualificados em situações adversas.

“É importante que os praticantes de caminhada, sobretudo na floresta, tivessem noções e cuidados, bem como: Localização de direção por meio da bússola, e animais peçonhentos”, explicou Carlos Alberto.

Segundo um dos coordenadores da oficina e Major do CBMAC,  James Clay Carvalho, estamos ofertando, gratuitamente essas regras e cuidados de sobrevivência em selva. “Essas pessoas poderão tomar certos procedimentos em situações adversas, até a chegada de um socorro especializada”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter