Cecon fará mamografias sem agendamento durante o mês de outubro

Maria fez a mamografia e em 15 dias, no máximo, recebe o resultado do exame (Foto: Júnior Aguiar)

A dona de casa Maria Antônia Lima, 40 anos, soube que o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) está ofertando o exame de mamografia sem agendamento prévio durante todo o mês de outubro e não perdeu tempo.

Na manhã da última quinta-feira, 5, ela se dirigiu à unidade portando cartão do SUS, comprovante de residência e CPF. Enquanto aguardava a vez de passar pelo exame, Maria Antônia relatou sentir uma dor estranha no seio direito.

“Já tem alguns dias que estou sentindo essa dor. Aí quando soube que estavam fazendo a mamografia aqui sem ter que agendar, corri logo”, disse.

A dona de casa ainda não está na faixa etária de risco preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) para realização do exame de mamografia (50 a 69 anos), nem tem histórico familiar da doença, mas devido aos sintomas, o exame foi feito.

Agora, ela vai aguardar no máximo 15 dias para pegar o resultado e, caso haja alguma alteração em seu exame, ela terá agendamento marcado com um especialista do próprio Cecon.

“O Cecon é responsável por realizar toda a triagem do paciente. Quando há resultado positivo para o câncer, o paciente é encaminhado para tratamento no Unacon (Hospital do Câncer de Rio Branco)”, explicou a gerente do Cecon, Priscila Murad.

Outubro Rosa

O atendimento em livre demanda durante este mês é por conta do Outubro Rosa, movimento criado para mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres no Brasil e também no Acre.

Somente em 2016, 58 casos da doença foram diagnosticados no estado. Também foram registrados 25 óbitos em mulheres por conta do câncer de mama.

Para detecção precoce o Ministério da Saúde (MS) recomenda a mamografia de rastreamento para mulheres entre 50 e 69 anos a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

“O tratamento para o câncer de mama é mais eficaz quando descoberto no início, por isso a nossa luta é para conscientizar as mulheres a praticarem rotineiramente o exame de toque após o banho e buscar fazer a mamografia, quando em faixa etária de risco”, enfatizou Priscila Murad.

A estudante de enfermagem Sarah Jéssica Mais, 21 anos, afirma que passou a entender mais a importância das campanhas de prevenção, quando começou o curso.

“Passei a conversar mais com as mulheres da família e falar sobre a doença e como elas podem se prevenir. Todo cuidado é pouco com essa doença”, disse.

Fluxo para realização de mamografia no Acre

Em Rio Branco, além do Cecon, a Central de Apoio ao Diagnóstico (CAD) também oferta o exame. Em dias normais, para fazer a mamografia é necessário comparecer até uma Unidade Básica de Saúde com o seu cartão SUS, onde é realizado o agendamento.

Mulheres das outras faixas etárias que apresentem sinais e sintomas como caroços (nódulos fixo e geralmente indolor), caroços no pescoço ou axilas (linfonodos), vermelhidão, retração ou aparência de casca de laranja, saída espontânea de líquido no mamilo, mudança na posição ou formato do mamilo poderão ser agendadas para o médico que irá solicitar a mamografia diagnóstica.

As mulheres da Região de Saúde do Juruá são agendadas para realizar o exame de mamografia no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter