Câncer de mama

Cecon já realizou quase duas mil mamografias em 2017

Por mês são realizados em média 650 exames (Foto: Arquivo Sesacre)

Referência no estado em exames que detectam o câncer de mama, o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) atende em média de 300 a 400 pacientes por mês. O atendimento na unidade para realização da mamografia é feito por meio de encaminhamento e agendamento prévio nas unidades básicas de saúde. Não há fila de espera para a realização do exame.

Em 2016, o Cecon realizou 3.666 mamografias, exame que possibilita a identificação de áreas que apresentam densidades anormais ou outras características suspeitas no tecido mamário.

Este ano, até abril, pouco mais de 1.900 exames já haviam sido feitos. A unidade conta com dois aparelhos tomógrafos para a realização dos exames. “Tivemos uma grande procura em março, quando fizemos um dia de atendimento em livre demanda. É uma forma de incentivar as mulheres a buscar esse serviço tão essencial para a prevenção dessa doença que tem matado tanto ao longo dos últimos anos”, afirmou a gerente de assistência da unidade, Carina Hechemberg.

A unidade chega a atender 40 mulheres em dias de muita procura, mas, segundo a gerente-geral do Cecon, a mastologista Priscila Murad, os números poderiam ser maiores, pois há muitos casos de desistência da consulta. “Há muitas pacientes que são agendadas, mas não comparecem no dia marcado. As mulheres na faixa etária de risco, de 50 a 69 anos, precisam se conscientizar da importância do exame na detecção precoce do câncer de mama”, alertou.

A dona de casa Maria José Oliveira, 38 anos, moradora de Brasileia, surpreendeu-se com a rapidez com que seu exame foi providenciado. “Procurei o posto de saúde e pedi o encaminhamento para o Cecon e em menos de uma semana fui avisada de que estava agendado. Agora estou aqui só aguardando minha vez”, disse Maria José.