Outubro Rosa

Cecon prolonga exames de mamografia sem agendamento até dezembro

Como parte do Outubro Rosa, no qual se intensificam as ações de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) aderiu à campanha antecipadamente e tomou uma iniciativa para facilitar a vida das mulheres acreanas.

Desde setembro vem ofertando exames de mamografia para mulheres com idade a partir de 40 anos, sem que seja necessário o agendamento prévio em postos de saúde. O exame é fundamental para a identificação e tratamento do câncer de mama o quanto antes, já que esse tipo de câncer é um dos que mais atinge a população feminina do Brasil e do mundo.

A iniciativa da instituição foi um sucesso. Prova disso é que a procura pelos exames tornou-se tão grande que ultrapassou a capacidade diária de atendimento, que é de 50 exames. Para contornar a situação, o Cecon decidiu prolongar os atendimentos de exames sem agendamento até dezembro próximo.

“Estamos felizes porque as mulheres escutaram o chamado e estão procurando o Cecon para realizar os exames e se cuidar, tanto que o número de procura ultrapassou nossas expectativas. Decidimos não só prolongar, mas caso essas mulheres não consigam ser atendidas, marcaremos o exame para o próximo dia, assim garantiremos a organização e o atendimento delas”, explica a gerente de assistência do Cecon, Carina  Hechenberger.

Os exames continuam sem agendamento prévio em postos ou centros de saúde. As mulheres com idade a partir de 40 anos que tiverem interesse de realizar o exames devem ir ao Cecon, na Rua Floriano Peixoto, 187, Centro de Rio Branco, portando um documento de identificação, o cartão do SUS e um comprovante de endereço.

Lembrando que, caso a procura pelo exame seja muito grande e não seja possível realizar todos os exames em um só dia, o atendimento pode ser marcado para o dia seguinte.