Centro de Especialidade Odontológica realiza quase dois mil procedimentos ao mês

A pequena Gleiciane da Silva, de 11 anos, teve que enfrentar seu primeiro tratamento de canal. Um serviço de custo elevado na área odontológica privada, mas que a menina realiza gratuitamente na Policlínica do Tucumã, em Rio Branco. O serviço é ofertado sem custo, graças aos investimentos dos governos federal e estadual que garantem atendimento odontológico de qualidade a custo zero à população.

Antônio Nascimento, pai de Gleiciane, que acompanhou o procedimento, lembra que na sua época de infância, dentista era “coisa de rico”, já que o serviço não era tão acessível na rede pública.

“O incômodo de uma dor no dente era resolvido tirando-o fora. Naquela época a extração de dentes era muito comum, até porque não era todo mundo que conseguia pagar um tratamento dentário. Dentista em posto de saúde era raro, nem sei se existia. Hoje, vendo minha filha sendo atendida por uma equipe de excelência, sem nenhum custo, é algo a comemorar, uma grande benção, uma conquista aos menos favorecidos, que hoje têm essa atenção na área odontológica”, comemora o pai.

Antônio Nascimento levou a filha para fazer tratamento de  canal (Foto: Júnior Aguiar)

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Policlínica do Tucumã, vinculado ao Hospital das Clínicas, conta com 12 profissionais dentistas que se alternam nos turnos da manhã e tarde, atendendo cerca de 800 pacientes por mês, com uma média de quase dois mil procedimentos odontológicos realizados mensalmente.

O gerente do CEO e do laboratório especializado em próteses dentaria, o cirurgião dentista Luís Alberto de Oliveira explica como funciona o fluxo de atendimento. “Os postos de saúde realizam os atendimentos básicos, como restauração e aplicação de flúor. Para ter acesso aos serviços especializados, como endodontia, periodontia e o serviço de próteses dentaria, o paciente precisa dar entrada na Unidade Básica de Saúde, ou nas Upas para ser encaminhado aqui para o CEO, e assim iniciar o tratamento”, ressalta.

A unidade oferece serviços gratuitos em saúde bucal à população, como tratamento endodôntico (canal), cirurgias, tratamento de gengiva e diagnósticos de câncer bucal, além de atendimento às pessoas com alguma necessidade especial, como problemas neurológicos. Casos mais graves, onde a necessidade de maior intervenção, como medicação ou sedação do paciente, o atendimento clínico é realizado na atenção hospitalar, que funciona no HC.

O CEO, atendendo desde 2009 na Policlínica do Tucumã, conta com 7 cadeiras odontológicas completas, uma sala especifica equipada para cirurgias bucal e um laboratório especializado na confecção de próteses dentarias. O Laboratório de Regional de Próteses Dentária funciona no Hospital das Clínicas e conta com técnicos especializados contratados pelo governo do estado.

Brasil Sorridente

São cerca de 800 pessoas atendidas todos os meses (Foto: Júnior Aguiar)

Criado em 2004, o Programa Brasil Sorridente que implantou os Centros de Especialidades Odontológicas pelo país faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal e prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito por meio do SUS.

Entre as medidas do programa, destacam-se as ações de promoção e prevenção; a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, a ampliação e a qualificação da Atenção Especializada, especialmente com a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas, e a reabilitação protética por meio dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter