Em Rio Branco

Centro de Estudo de Línguas extrapola número de vagas do edital e matricula quase mil pessoas

Quem não conhece a importância do Centro de Estudo de Línguas (CEL) de Rio Branco pode ficar surpreso com a quantidade de pessoas na fila, a espera de uma ficha que garante a matrícula em um dos cursos oferecidos. Mas para aqueles que almejam o emprego dos sonhos, é um importante passo de entrada para o sucesso.

Pensando nisso, a coordenação do CEL excedeu o número de vagas ofertadas no edital, previsto para matricular cerca de 680 pessoas. “Matriculamos muito mais do que o previsto, que era de 680 vagas. Fizemos mais 220 matriculas, totalizando 900 vagas. Chegamos a quase mil matrículas efetuadas neste semestre”, afirma Ramsés Luis, coordenador administrativo do CEL. Segundo ele, não há expectativas de vagas remanescentes.

No último dia de oferta de vagas, nesta quinta-feira, 27, apenas no curso de espanhol ainda restavam vagas. O inglês foi o mais procurado e preencheu o número de matrículas na manhã de quarta, 26. No total, eram cinco cursos disponíveis a alunos e comunidade: espanhol, inglês, francês, italiano e libras.

O curso de línguas se tornou fundamental na vida escolar e profissional dos acreanos. Prova disso são as amigas Julia Ezídio, 18 anos, e Juciele Silva, 19. Elas chegaram cedo para garantir as fichas destinadas à comunidade em geral.

Ambas concluíram o ensino médio e agora procuram meios de especialização para acrescentar no currículo, que agora contará com o curso de Espanhol. “Tenho certeza que me aprimorar na língua espanhola vai me abrir muitas portas no mercado de trabalho”, conta Julia, que pretendia cursar inglês, mas por falta de vagas optou pela língua vizinha aos brasileiros.

Juciele conheceu o CEL por meio das redes sociais e garante que o curso vai lhe oferecer mais qualificação. “Estava precisando desse curso no meu currículo e não podia deixar essa oportunidade escapar. Aqui, todos os cursos oferecidos são importantes”, afirma.

Kennedy Lima, 24 anos, é professor de química na Universidade Federal do Acre (Ufac) e se diz sortudo. Isso porque quando ele chegou ao local já não tinham mais fichas para inglês e recebeu a ficha de uma pessoa que desistiu da vaga. “O inglês é importante porque além de ser a língua mais falada no mundo também é uma língua de ciência. Procurei a vaga para me aperfeiçoar e garantir o meu futuro mestrado”, garante ele que, assim como todos os outros que procuraram o CEL, estava em busca de uma oportunidade de estudar uma nova língua como garantia de um futuro melhor.