Chama Olímpica encontra o seringueiro moderno no Acre

expecion_brasil_colombia_RCN_AJ_04_2014-8
Casal Lene e José expõe parte de seus produtos feitos de FDL (Foto: Arison Jardim/Secom)

Rio Branco recebe no dia 21 de junho a passagem da Chama Olímpica. Entre seus diversos condutores na capital acreana está o seringueiro e artesão José Rodrigues de Araújo, o “Doutor da Borracha”.

Conhecido pela arte que produz com a Folha de Defumação Líquida (FDL), José é conhecedor profundo da florestas e foi um dos escolhidos para levar a Chama por ser um “brasileiro que se atreve”, segundo um dos patrocinadores do evento.

“Estou esperando o momento para conduzir a Chama Olímpica e representar com orgulho e humildade os seringueiros da nossa floresta”, diz o doutor da arte da mata, em sua colônia Nova Canaã, em Epitaciolândia.

Ele lembra que continua colhendo o látex todo dia e informa que seus produtos estão expostos em Rio Branco na Feira de Ecoflores em Rio Branco, além de lojas no Mercado Velho e no shopping da capital. São de 200 a 250 pares de sapatos de látex vendidos para o Brasil e para o mundo todo mês.

Com a cultura do corte da seringueira sempre presente em sua vida, José encontrou no látex uma forma de expressar sua arte, e assim mostrar para o mundo parte da beleza que via em seus mundo extrativista.

Em 1988, quando participou de uma das edições da Feira de Produtos da Floresta (Flora), ele teve noção do que poderia fazer: “Não era só plantar arroz, feijão, cortar seringa ou criar boi. Havia formas de você viver sem derrubar e utilizando novas matérias-primas. Em outra feira lá em Rio Branco, tive a ideia de trabalhar com artesanato, interesse que tinha desde pequeno”.

O artesão é um exemplo de empreendedorismo também – foi em busca de mostrar seu trabalho. Com apoio do governo, esteve em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Amapá, onde apresentou a nova coleção de sapatos.

Em fevereiro de 2014, durante o carnaval carioca, uma das alas da escola de samba Vila Isabel, que tinha como tema a vida do líder seringueiro Chico Mendes, utilizou os calçados produzidos pelo acreano.

Os calçados, colares e bolsas também foram expostos no Espaço Brasil S/A, na Salone Internazionale del Mobile (Salão Internacional do Móvel de Milão), na Itália.

Nessa iniciativa, teve o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o apoio do gabinete da primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida.

O revezamento terá mais de 100 pessoas ao longo do percurso de 24 quilômetros, que começa no Parque Tucumã (em frente ao Mercado do Rui Lino) e termina no Mastro da Bandeira Acreana, no Calçadão da Gameleira. A previsão é de que tenha início às 14 e termine às 19 horas e contará com a participação de grupos sociais em cada um dos oito pontos de parada.