Ciclistas devem ter atenção às regras no trânsito

Gentileza e atenção no trânsito são aliadas na prevenção de acidente (Foto: Assessoria Detran)
Gentileza e atenção no trânsito são aliadas na prevenção de acidente (Foto: Assessoria Detran)

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) alerta sobre os cuidados que os ciclistas devem ter para garantir a segurança no trânsito. Dados da Coordenadoria de Engenharia de Trânsito do Detran revelam que, apesar de o número de mortes no trânsito do Acre ter diminuído 27,47% em 2015, os acidentes envolvendo bicicletas aumentaram.

Só em Rio Branco em 2014 ocorreram 1.432 acidentes com vítimas, desses 107 eram ciclistas. Já em 2015 o número total de acidentes com vítimas diminuiu, foram 1.385, porém o número de vítimas que eram ciclistas aumentou para 137. Ou seja, no ano passado 9,68 % dos acidentes com vítima não fatal tiveram bicicletas envolvidas, no ano anterior o percentual era de 7,33 %.

“Seja como atividade física, meio de transporte ou por diversão, muitas pessoas têm aproveitado os benefícios que as bicicletas oferecem, porém esse veículo também oferece riscos e algumas recomendações devem ser seguidas para garantir a segurança no trânsito”, alerta a coordenadora de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco.

 Antônio utiliza a bicicleta como meio de transporte (Foto: Assessoria Detran)
Antônio utiliza a bicicleta como meio de transporte (Foto: Assessoria Detran)

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece a obrigatoriedade do uso de campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, além de espelho retrovisor do lado esquerdo nas bicicletas. Apesar de não ser obrigatório por lei, é importante que o ciclista utilize, ainda, capacete e luvas.

É importante utilizar, sempre que possível, as ciclovias ou ciclofaixas e, quando estiver em via pública, trafegar no mesmo sentido dos veículos, permanecendo do lado direito. Todo ciclista deve lembrar ainda que a bicicleta é um veículo sujeito às regras de trânsito, portanto, o lugar da bicicleta não é a calçada.

“Ciclista tem que circular com calma, ser gentil tanto com quem tá a pé quanto com motorista e ter muita atenção, porque esse meio de transporte é mais frágil”, orienta o zelador Antônio Carlos Lima, que utiliza a bicicleta diariamente como meio de transporte.

ciclista (1)