Ciclo de palestras alerta para riscos da osteoporose

Evento teve como palestrantes profissionais como médico, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Evento teve como palestrantes profissionais como médico, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Em alusão ao Dia da Osteoporose, celebrado mundialmente nesta quinta-feira, 20 de outubro, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa), realiza um ciclo de palestras abordando a Atuação Multidisciplinar nos casos de Osteoporose e Quedas.

De acordo com a gerente da Divisão da Saúde do Idoso, Rosangela Nazaré, essas palestras contribuem diretamente para atuação do profissional no acolhimento do idoso.

“Quando o idoso chega a uma unidade básica de saúde com algum corte ou lesão, é preciso analisar não só o ferimento, mas o que provocou o acidente, por isso, os profissionais devem se ater a esses detalhes”, destaca a gerente.

O evento, promovido por meio da Divisão de Saúde da Pessoa Idosa da Sesacre e da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da Semsa, teve como palestrastes profissionais da Saúde como fisioterapeuta, nutricionista, educador físico e um médico com formação em medicina natural e especialização em osteopatia.

A responsável técnica da área de Saúde do Idoso de Rio Branco, Valgerlangela Souza, explica que o município qualifica os profissionais da atenção básica no sentido de prevenção às quedas, que têm um índice elevado entre os idosos.

“O profissional que participa dessas palestras vai estar apto a orientar o idoso e a família sobre formas de prevenção desses acidentes”, enfatiza Valgerlangela.

Ela conta ainda que, esses trabalhos são realizados por meio das 62 equipes de Saúde da Família, compostas por agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, odontólogo e auxiliares de odontologia.

“Quando o idoso chega a uma unidade de saúde é preciso analisar não só o ferimento, mas o que provocou o acidente", diz Rosangela Nazaré (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
“Quando o idoso chega a uma unidade de saúde, é preciso analisar não só o ferimento, mas o que provocou o acidente”, diz Rosangela Nazaré (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

O evento foi realizado no auditório do Palácio do Comércio. Teve com público alvo profissionais da atenção básica do município e acadêmicos da área da saúde.

Doença silenciosa

Os que mais sofrem da osteoporose são idosos e principalmente mulheres pós-menopausa. Os fatores de risco são, idade avançada, histórico familiar, dieta pobre em cálcio e vitamina D, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal.

A osteoporose ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea sendo um problema assintomático e silencioso.

A prevenção e o tratamento consistem em evitar fraturas, que ocorrem mais frequentemente em locais como coluna, punho, braço e quadril.

Por fatores biológicos de envelhecimento do corpo nos idosos, a osteoporose pode levar a complicações sérias como dores crônicas, dificuldades para locomoção e diminuição da qualidade de vida.

Prevenção e tratamento

Uma forma de prevenção a osteoporose é praticar exercício físico, ter uma alimentação saudável e pegar sol, em horários recomendados, por contribuir para a fixação da vitamina D no organismo.

“Uma criança que passa o dia dentro de casa sem praticar nenhuma atividade física e sem pegar sol está propensa a ter osteoporose”, afirma Rosangela Nazaré.

 É ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o tratamento e a assistência à osteoporose. Os idosos que são diagnosticados com a doença, passam a receber medicamentos e acompanhamento por profissionais da rede pública de saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter