Ciclo de palestras será promovido em alusão ao Dia Mundial da Osteoporose

Patologia causa a diminuição da massa óssea resultando em ossos ocos (Foto: Internet)
Patologia causa a diminuição da massa óssea, resultando em ossos ocos (Foto: Internet)

Para chamar a atenção para osteoporose, patologia que faz parte do processo natural de envelhecimento, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) firmou parceria com a Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa), para a realização de atividades em alusão ao Dia Mundial da Osteoporose, celebrado dia 20 de outubro.

Um ciclo de palestras promovidos pelas secretarias vai abordar “A Atuação Multidisciplinar nos casos de Osteoporose e Quedas”.

O evento será no auditório do Palácio do Comércio, localizado na Avenida Ceará, 3221, bairro Abrahão Alab, das 8 às 12 horas.

As palestras serão ministradas por profissionais da Saúde, como fisioterapeuta, nutricionista, educador físico e um médico com formação em medicina natural e especialização em osteopatia.

A ação é executada por meio da Divisão de Saúde da Pessoa Idosa da Sesacre e da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da Semsa.

Saiba mais

A osteoporose caracteriza-se pela diminuição substancial da massa óssea que provoca ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos à fraturas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens, acima de 50 anos, sofrem com a osteoporose.

O tratamento e a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) são de alto custo. “Só em 2010, o SUS gastou aproximadamente R$ 81 milhões para a atenção ao paciente portador de osteoporose e vítima de quedas e fraturas”. Naquele ano, foram internados 74 mil brasileiros na rede pública por fratura de fêmur.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter