Cidade do Povo receberá 217 famílias em nova etapa de entrega de casas

Rosa Maria Freire, dona de casa, casada e mãe de seis filhos, mora há 12 anos na Travessa da Amizade, no bairro Taquari. A região é uma das mais afetadas durante o período de cheia do Rio Acre. Ano após ano, Rosa Maria viu seus pertences se perderem a cada nova enchente.

“A pior alagação que passei foi essa última [em 2015], quando perdi tudo que tinha na minha casa. Não tenho mais nada. Agora é ótimo, porque não vou estar naquela luta, acabando com as minhas coisas. Vou conservar mais os meus pertences”, afirma a mulher.

A mudança para a dona de casa e sua família chegará nos próximos dias quando o governo do Estado e a Caixa Econômica Federal farão a entrega de 217 novas moradias na Cidade do Povo.

“Aqui é olhando para o tempo toda hora, para ver se não vai chover, se não vai alagar e acabar com tudo de novo. Graças a Deus vou me mudar”, comenta a futura moradora da Cidade do Povo.

Rosa Maria contou que no último domingo, 13, esteve no futuro bairro para visitar uma amiga e sonhou com o momento de mudar-se para o local. “Passei pelas casas e fiquei pensando na hora que uma daquelas seria minha. Nem imaginava que isso iria se tornar realidade. Estou muito feliz”, celebra a dona de casa.

Rosa e Sinei da Costa moram desde 2005 no Taquari e já tiveram a casa atingida por enchentes diversas vezes (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Vida nova num bairro planejado e com infraestrutura

Janaína Guedes, secretária de Estado de Habitação e Interesse Social, ressalta que as moradias entregues nesta etapa seguem os mesmos requisitos das anteriores e também são a custo zero para o beneficiado.

“São casas destinadas a famílias cadastradas na Secretaria de Estado de Habitação e Interesse Social [Sehab] que vivem em áreas de risco. Elas são removidas da área de risco para viver num local adequado, com dignidade e infraestrutura completa”, pontuou a gestora.

No sábado, 12, a Sehab realizou o sorteio dos endereços dos novos moradores da Cidade do Povo. Por meio dessa escolha, os beneficiados são informados da rua e quadra onde vão morar no novo bairro planejado.

Karina Lima das Chagas, dona de casa, mãe de suas crianças e ex-moradora do bairro Preventório, é outra que se mudará para uma das 217 unidades habitacionais que serão entregues pelo governo do Estado. Ela não pôde comparecer ao sorteio realizado no sábado, mas nesta segunda-feira, 14, compareceu à Sehab para sortear seu novo endereço na Cidade do Povo.

“A sensação de ter a casa própria é muito boa, ter a casa que vamos morar eu e minhas filhas. Antes a minha casa era numa área de risco, sem asfalto, tinha muita lama, nós passávamos muitas coisas ruins. A minha expectativa agora é muito boa”, revela Karina.

A dona de casa se inscreveu na Sehab e conta que há dois anos e meio aguardava a remoção da área de risco. Ela e a mãe moravam no mesmo terreno. Contudo, a mãe foi removida primeiro para a Cidade do Povo. “Acabei me mudando com minha mãe, morando de favor com ela enquanto aguardava receber a minha casa”, explica Karina.

Karina das Chagas foi nesta segunda-feira sortear o endereço de sua moradia na Cidade do Povo (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Governo já entregou mais de 3.130 casas

A secretária de Habitação informou que o próximo passo será os moradores fazerem a vistoria nos imóveis. “A Caixa chamará cada um para que verifiquem se há algum reparo necessário na casa. Se houver, a Caixa informa a empresa construtora, que fará a adequação. Depois vêm a assinatura de contrato com a Caixa e a entrega das chaves”, detalha a gestora.

O governo do Estado já entregou 3.131 unidades habitacionais na Cidade do Povo. Com esta nova entrega, atingirá a marca de 3.348 casas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter