Cidade do Povo sedia competição infanto-juvenil de jiu-jitsu

Evento reuniu competidores de diversos núcleos esportivos (Foto: Angela Peres/Secom)

Sol imponente e pouco movimento nas ruas. Características claras de mais um fim de semana pacato na Cidade do Povo, em Rio Branco. Mas não foi bem assim que se sucedeu o último domingo, 5, no bairro. Isso porque o Mercado Municipal da Cidade do Povo foi palco do primeiro Intercâmbio de lutadores de jiu-jitsu do Baixo Acre.

A competição reuniu atletas dos núcleos de arte marcial dos bairros Calafate, Floresta, Baixada do Sol, Cidade do Povo e de Senador Guiomard.

A iniciativa promovida pela Federação Acreana de Jiu-Jitsu, com apoio da Secretaria de Estado Adjunta de Esporte, visa à promoção da integração social entre os jovens e familiares, além de incentivar a prática do esporte.

A mãe de Pablo fez questão de acompanhá-lo (Foto: Angela Peres/Secom)

Segundo o professor de jiu-jitsu Rey Perez , somente na Cidade do Povo 100 atletas treinam a arte marcial. “Além de promover o esporte, esse encontro estimula a boa convivência social entre os lutadores”, destacou.

O encontro marcou o término do projeto “Jiu-jitsu: inserção social pelo movimento”, promovido pela Lei de Incentivo ao Esporte, que destinou quimonos para os centros socioesportivos comunitários.

Com apenas 10 anos, Pablo de Souza Lima, mais conhecido como Original, fez questão de participar da competição. “Eu já treino há um ano e estou gostando muito de ter vindo lutar aqui. Estou bem empolgado.”

Segundo a mãe, Maria Lecionilde de Souza Santos, 36 anos, a prática do esporte também influenciou no comportamento de Pablo em casa. “Na academia, eles não ensinam apenas a luta, mas também nos ajudam a educar. Quero mais é que meu filho continue e cresça”, afirmou a matriarca.

Segundo a secretária de Esporte, Shirley Santos, a iniciativa visa prevenir o envolvimento dos jovens no mundo do crime. “Essa é uma das atividades que são desenvolvidas pelo Esporte. São núcleos que nós temos aqui dentro da Cidade do Povo, com foco no trabalho de prevenção à violência”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter