É festa!

Cidades do Acre completam 26 anos de criação neste sábado

O sábado, 28, é de festa para as cidades de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Porto Acre e Rodrigues Alves, que celebram 26 anos de fundação oficial. Os municípios, que “nasceram” em 1992, concentram parte da população acreana e estão localizados nas regiões do Vale do Juruá, Baixo e Alto Acre.

Estado tem investido na diversificação do setor produtivo nesses municípios (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Municípios relativamente jovens, mas importantes na história do Acre, alguns deles nasceram a partir do desmembramento de outras cidades. É o caso de Acrelândia, criada após a divisão de Plácido de Castro e Senador Guiomard, além de Epitaciolândia, separada de Brasileia.

O Estado tem destinado investimento no fortalecimento de políticas públicas nesses municípios, com o intuito de gerar mais qualidade de vida aos acreanos. Ambos destacam-se pelo crescimento no setor produtivo. Em Capixaba, por exemplo, R$ 419,7 mil foram aplicados no fortalecimento da agricultura familiar, por meio do Plano do Agrícola – instrumento de gestão que reúne investimentos de fomento à produção rural.

Já no Bujari, um dos principais polos agrícolas do Acre, que abastece a capital, o Estado investiu R$ 622 mil para mais de 460 famílias, assegurando o fortalecimento das diversas cadeias produtivas.