Em Rio Branco

Ciência e Tecnologia apresenta projetos do bambu durante Ação Global

Nete: “Achei tudo muito bonito e interessante” (Foto: Angela Peres/Secom)

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado Ciência e Tecnologia (Sect) esteve presente em um estande durante o Ação Global neste sábado, 27, apresentando ações relacionadas ao bambu. O evento foi realizado no Complexo do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Entre os projetos, estavam os produtos feitos pelo artesão França Melo, tais como porta-celular, porta-latinha e kit para escritório, entre outros. “É um profissional aqui no Acre que já planta o bambu há 10 anos e, há dois anos, produz esses objetos em um tratamento intitulado bórico”, explica a representante da Sect, Gabriela Araújo.

Além dos artesanatos, também estavam em exposição os shampoos, condicionadores e cremes hidratantes desenvolvidos pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

Visitando o espaço, a dona de casa Nete Inácio e seu filho Felipe tiveram contato pela primeira vez com produtos feitos a partir do bambu. “Nunca tinha visto, na verdade nem tinha conhecimento que dava para fazer tanta coisa assim com algo tirado da nossa floresta. Achei tudo muito interessante e bonito”, disse.

CVT Bambu

Objetos do artesão França Melo e cosméticos da Funtac feitos a partir do bambu foram apresentados do estande (Foto: Angela Peres/Secom)

O CVT Bambu é um espaço direcionado ao desenvolvimento, promoção e oferta de serviços e produtos, com o intuito de fortalecer os sistemas produtivos locais por meio da extensão tecnológica, do desenvolvimento de tecnologias sociais e da realização de atividades de educação profissional de base tecnológica.

A iniciativa é voltada, ainda, para o desenvolvimento de pesquisas e projetos com o uso do bambu, que está presente em cerca de 40% do Acre. O estado se destaca como uma das maiores reservas naturais em espécies nativas de bambu do planeta.