Milhares de pessoas prestigiaram o Ciência Itinerante de Tarauacá (Foto: Stalin Melo/SEE)

O Ciência Itinerante é uma modalidade da Mostra Viver Ciência que leva cultura e conhecimento aos municípios acreanos. Esta semana, as atividades foram realizadas na escola Djalma da Cunha Batista, de ensino médio, no município de Tarauacá.

Todas as escolas estaduais e municipais estiveram presentes durante a apresentação dos trabalhos, levando milhares de pessoas aos estandes e proporcionando mais conhecimento e de possibilidades, mostrando que a ciência é algo para todos.

O planetário foi, de longe, o espaço mais visitado, levando milhares de alunos e comunidade em geral, a conhecer um pouco mais sobre as estrelas, sobre o planeta Terra, as constelações e o sol. É possível, saber, por exemplo, que muitas estrelas já não existem mais o que vemos é apenas o seu brilho.

Planetário foi, de longe, um dos espaços mais visitados pelos estudantes (Foto: Stalin Melo/SEE)

Outra forma do visitante adquirir mais conhecimentos são as oficinas. A de programação de jogos, por exemplo, ensina os estudantes a fazer seus próprios jogos, tornando-os protagonistas do processo de criação. Outra é a de produção de vídeos, que ensina como utilizar da melhor maneira os recursos do celular.

O espaço do Ciência Divertida mostra uma forma lúdica de alunos e professores realizar a aprendizagem, sobretudo em matemática e física. Essas atividades podem, perfeitamente, serem realizadas no dia a dia em sala de aula.

Espaço Ciência Divertida também chamou a atenção dos estudantes (Foto: Stalin Melo/SEE)

Quem também participa diretamente das atividades é a equipe do Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (IMCF), que além de demonstrações de jogos, possibilita aos visitantes uma iniciação ao xadrez, um jogo que desperta a utilização da memória e do raciocínio.